Exercícios e Treinos

29/08/2015 04:47 - Atualizado em 29/11/2016 06:31

Walking dance: Emagreça e se divirta com a dança na esteira

A novidade está fazendo sucesso nas academias e promete queimar até 600 calorias por aula.

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Redação

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Você já ouviu falar em walking dance? A combinação entre dança e caminhada na esteira está fazendo sucesso nas academias, pois é uma forma mais divertida e dinâmica de queimar muitas calorias. A novidade pode ser feita em grupo, com um professor indicando os movimentos, o ritmo e a velocidade da esteira, além de animar todo mundo.

Para quem não gosta daquela forma tradicional de malhação, com treinos e exercícios pré-determinados, essa é uma ótima opção para se divertir enquanto pratica exercício. Além disso, é motivadora e desafiadora, proporcionando bem-estar e a superação de limites físicos de uma maneira mais fácil.

Como funciona a walking dance

A simples caminhada na esteira deixou de ser monótona, pois agora é possível dançar enquanto se realiza a atividade. Criada pela bailarina Helô Gouveia, em parceria com a rede Body Tech e a Universidade de São Paulo, a walking dance combina a caminhada na esteira com ritmos de dança, como salsa, hip hop e rock.

walking dance mulheres e homens na esteira

Sucesso nas academias, a aula é feita em grupos, o que torna a atividade ainda mais dinâmica e motivadora, pois, além da dança, o praticante ainda tem companhia para se exercitar. Com isso, é possível encontrar as amigas e ainda realizar uma atividade física, ou até mesmo fazer novas amizades.

A walking dance pode ser feito por qualquer pessoa, pois respeita os níveis de habilidade física e condicionamento de cada aluno. A atividade não é indicada apenas para gestantes, pessoas com lesões articulares ou com distúrbios de equilíbrio, como labirintite. É importante sempre fazer uma avaliação física e de saúde antes de começar a prática.

A aula é adaptada de acordo com as habilidades e limitações de cada um. Para os iniciantes, são trabalhados movimentos seguros e simples, até que os alunos possam se adaptar com a atividade, que é diferente de tudo que já fizeram. Quando passa esse período de adaptação, os passos vão ficando mais amplos e rápidos, desafiando os limites físicos e mentais.

Benefícios da atividade

É um exercício de baixo impacto, que contribui para manter o sistema cardiovascular saudável e trabalha todos os grupos musculares do corpo, principalmente dos membros inferiores. Com a prática regular, é possível melhorar a resistência muscular e o condicionamento físico, servindo até mesmo com preparação para outras atividades.

A walking dance trabalha muito a respiração, melhorando a capacidade do sistema cardiorrespiratório. Também fortalece e tonifica os músculos, reduz a gordura corporal e melhora o equilíbrio e a coordenação motora. Cada aula dura em torno de 30 ou 40 minutos, variando de acordo com o lugar, o professor e o nível dos alunos, podendo queimar entre 400 e 600 calorias.

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Entre os benefícios da atividade para a saúde mental, estão a redução dos níveis de estresse, a conquista do bem-estar e o aumento da autoestima. É uma ótima opção para aliviar as tensões do dia a dia e se divertir, sentindo prazer e relaxamento após a aula.

Para garantir os benefícios da walking dance com segurança, sempre procure aulas especializadas e com professores qualificados na atividade. Assim, você pode se divertir e ao mesmo tempo melhorar a saúde com tranquilidade e sem riscos.

Curtiu a novidade? Tá a fim de aderir? Conte para nós! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de atividade física.

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