Exercícios e Treinos

03/01/2016 11:00 - Atualizado em 05/12/2016 12:48

Você sente a saliva doce depois do treino? Saiba o motivo

Entre outras coisas, o gosto incomum na boca pode indicar que o nível de glicose no sangue está baixo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já sentiu a saliva doce logo após praticar exercícios físicos intensos, ou até mesmo durante a atividade? Esse gosto estranho na boca surge quando o nível de açúcar no sangue está abaixo do normal e, então, o organismo queima a gordura para produzir a energia que necessita.

Se acha desagradável, aí vai uma boa notícia: a situação pode ser facilmente evitada com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios adequada aos limites do corpo.

Mulher sente saliva doce após exercício

O que a saliva doce indica

Ao ingerir carboidratos simples, como pães, massas, frutas e doces, o organismo os converte em glicose para a corrente sanguínea de forma rápida. Em seguida, essa glicose é queimada para gerar energia para o corpo.

Já os carboidratos complexos fornecem energia de maneira mais duradoura, promovendo saciedade por mais tempo. Por isso, o corpo precisa de uma dieta que possua carboidratos, pois não armazena o nutriente, como faz com a gordura, por exemplo.

Caso uma pessoa não consuma uma quantidade suficiente de carboidratos para manter o nível de glicose controlado, ocorre uma condição conhecida como hipoglicemia. Quando isso acontece, o corpo começa a queimar gordura para obter energia, o que resulta na saliva doce.

Saiba Mais
Refeição pós-treino de musculação: Como preparar o seu cardápio de forma correta
Praticar mais exercícios pode aliviar dores pós-treino
Veja como evitar a fadiga muscular e amenizar este incômodo pós-treino

É por essa razão que, se você está em um treino intenso, além da sua faixa de esforço físico, não é de se estranhar que o gosto adocicado apareça. O problema é que esse sintoma tão pequeno pode vir acompanhado de outros: em casos mais severos, além da saliva doce, é possível se deparar com tonturas, dor de cabeça, tremores e sudorese.

Outras causas da saliva doce

Além da prática de exercícios intensos, outros fatores também provocam a saliva doce. Pessoas com diabetes, que apresentam uma queda da glicose e insulina no sangue, muitas vezes manifestam a condição, conhecida nesse caso como cetoacidose diabética. Para reverter a situação, basta comer algo doce ou tomar um comprimido de glicose.

Quem está fazendo uma dieta de perda de peso com restrição de carboidratos e rica em proteínas, também costuma experimentar episódios de cetose. Nesse caso, pode ser visto como um sinal positivo, pois indica que a dieta está funcionando e o corpo está queimando gordura, assim como desejado.

Quem também pode apresentar cetose é uma pessoa com anorexia, indicando que o corpo está com deficiência de nutrientes, pois está passando fome. Nesse caso, a condição é conhecida como cetose por inanição.

Que tal ir com calma em seus treinos e aliar a atividade física a uma boa alimentação? Deixe seu comentário! E se mantenha ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
treino
condicionamento físico
alimentação
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ