Marcello Paiva / 30tododia

ESPECIALIDADE

Educação Física

ONDE ATENDE

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Marcello Paiva / 30tododia

Apresentação

Marcello Paiva é professor de educação física e idealizador do 30tododia, um canal de comunicação de saúde contra o sedentarismo.

O que Trata

O objetivo do 30tododia é mostrar que um estilo de vida saudável está ao alcance de todos.
Seus conteúdos e motivação inspiram hábitos saudáveis simples de adotar, tornando o dia a dia cada vez melhor.
Como diz o Marcello: “Você não precisa ir muito, você só precisa ir.”

Formação Acadêmica

Graduado em Educação Física Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcello também é pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. 

Cargos e Títulos

Marcello é professor de Educação Física e trabalha há 15 anos como personal trainer nas melhores academias do Rio de Janeiro.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Exercícios e Treinos

05/10/2015 06:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:34

Você sabe o que é Stiff? Conheça o sucesso das academias e adote essa prática

Fabrício Miranda, parceiro do 30 Todo Dia, conta sobre a importância do execício nas academias e o modo certo para praticá-lo.

POR

Marcello Paiva / 30tododia

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Você curte experimentar novos exercícios físicos

Conheça o Stiff, uma prática que pode deixar seu corpo mais forte e saudável

O que é o Stiff?

O Stiff é um exercício extremamente eficiente para o trabalho dos glúteos, posteriores de coxa e paravertebrais, no entanto, sua utilização é muito controversa, pois muitos praticantes relatam dores na região lombar e das costas, ou não conseguem sentir a ação dos músculos citados.

Realmente este exercício gera uma tensão muito forte na região lombar, exigindo um esforço elevado dos músculos extensores do tronco, porém, a maior causa deste desconforto está na execução errada do exercício.

Movimento correto

O eixo de rotação, ou seja, a articulação onde ocorrerá o movimento é o quadril, justamente exigindo a contração dos glúteos posteriores e coxa para vencerem a resistência imposta pela carga, no entanto, é comum durante o movimento errado, as pessoas utilizarem o eixo da coluna e não a do quadril, sobrecarregando os músculos das costas e lombares que já se apresentam em desvantagem mecânica, além de serem músculos mais francos quando comparados ao glúteo e posteriores de coxa.

Uma boa estratégia para minimizar este erro na execução é realizar o movimento de lado para o espelho, e buscar manter os ombros projetados para trás e o peito a frente de forma a manter a coluna reta durante a flexão.

Amplitude

Algumas pessoas relatam não sentirem o trabalho de posterior de coxa e glúteo durante o movimento, neste caso, é comum estes indivíduos apresentarem uma flexibilidade muito boa nos extensores do tronco, e a flexão gerada pelo exercício não está sendo suficiente para a percepção de trabalho, sendo assim, o uso de um step aumentará o ângulo de flexão e possivelmente o aumento do trabalho destes músculos.

No entanto, para os indivíduos encurtados, uma flexão demasiada do tronco pode fazer com que o eixo de rotação passe o quadril para a coluna, aumentando a sobrecarga nesta região e ocasionando dores e desconforto após o exercício.

#FicaDica: 

O Stiff deve ser realizado com cautela, com o aumento gradual de carga e amplitude, priorizando a qualidade do movimento, respeitando esses requisitos, os resultados encontrados serão fantásticos.

Bom treino!

Texto de Fabrício Miranda, parceiro do 30tododia.
 

Desafio da Semana

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