Marcello Paiva / 30tododia

ESPECIALIDADE

Educação Física

ONDE ATENDE

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Marcello Paiva / 30tododia

Apresentação

Marcello Paiva é professor de educação física e idealizador do 30tododia, um canal de comunicação de saúde contra o sedentarismo.

O que Trata

O objetivo do 30tododia é mostrar que um estilo de vida saudável está ao alcance de todos.
Seus conteúdos e motivação inspiram hábitos saudáveis simples de adotar, tornando o dia a dia cada vez melhor.
Como diz o Marcello: “Você não precisa ir muito, você só precisa ir.”

Formação Acadêmica

Graduado em Educação Física Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcello também é pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. 

Cargos e Títulos

Marcello é professor de Educação Física e trabalha há 15 anos como personal trainer nas melhores academias do Rio de Janeiro.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Exercícios e Treinos

09/11/2015 06:00 - Atualizado em 30/11/2016 03:03

Você nunca praticou exercícios físicos? Veja o segredo para sair do marasmo

Segundo o Ministério do Esporte, cerca de 45% dos brasileiros são sedentários. Leia abaixo e comece a praticar.

POR

Marcello Paiva / 30tododia

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Você acha que é o único sedentário da face da terra? Seu amigo ao lado também pode ser. Chame ele e comece a praticar atividade física, pois o sedentarismo pode acabar com você. Veja como:


Um levantamento realizado pelo Ministério do Esporte revelou que 45,9% dos brasileiros são sedentários. A pesquisa, elaborada em 2013 e divulgada nesta semana mostrou que quase metade da população nacional não praticou nenhuma atividade física durante o ano. Entre as desculpas mais recorrentes estavam a falta de tempo, o desinteresse por exercícios e a escassez de dinheiro.

 

Conhecimento é o segredo contra o sedentarismo

Escolher uma atividade física que seja estimulante e prazerosa, além de entender de maneira mais detalhada todos os benefícios que ela possa trazer para a pessoa, não só esteticamente, mas em todo o seu organismo, são fundamentais para que o primeiro passo no combate ao sedentarismo seja dado.

O conhecimento do funcionamento do corpo humano agregado à pratica de atividade física faz com que os exercícios se tornem mais interessantes. Essa estratégia vale não só para a prática da musculação nas academias, e sim, para corrida em parques, natação, ciclismo ou para qualquer tipo de exercício que a pessoa se sinta estimulada a fazer. Saber que aquele exercício que está sendo realizado não se trata apenas de um movimento mecânico, entender o esforço que está sendo realizado, como e quais melhorias aquela atividade pode trazer, saber regular, mudar e alternar de maneira consciente e com autonomia, gera uma necessidade fisiológica de buscar se mexer e que é a mais efetiva como motivação. Sem conhecimento preciso e compreensível, subterfúgios menos profundos acabam não tendo efetividade e consistência na busca de um estilo de vida ativo.

Varie, mude, pratique!

A variação entre as atividades é um exemplo de recurso que pode estimular os brasileiros a vencer o sedentarismo. Em um dia, uma caminhada. No outro, uma pedalada, por exemplo. Entender e colocar a atividade no dia a dia, além de ter excelente resultado na fisiologia do corpo, promove e motiva a manutenção da regularidade na atividade física, e também proporciona diferentes trabalhos para os diferentes componentes da aptidão física geral, trabalhando o organismo como um todo.

 [[saiba_mais]]

A música também pode estimular

A música é tão estimulante para a prática de exercícios que em competições profissionais que envolvam premiação e dinheiro é proibido usar fone de ouvidos, música em geral para evitar que algum competidor tenha alguma vantagem sobre os outros participantes.

A música tem o poder de mudar o corpo e a mente durante o esforço físico: distrai as pessoas da dor e fadiga, eleva o humor, aumenta a resistência e reduz o esforço percebido. Ao ouvir música as pessoas pedalam mais rápido, correm maiores distâncias e muitas das vezes sem perceber.

Com o ritmo, a cadência e a letra. Considerando também as memórias, emoções e associações que a música gera para cada pessoa individualmente.

A maioria das pessoas tem um instinto natural de sincronizar seus movimentos com a música, seja balançando a cabeça ou batendo o pé. Fato que naturalmente você se conecta com o ritmo e cadência tornando a atividade mais prazerosa e automática.

 

Fique atento!!!

A pesquisa do Ministério do Esporte mostra que o índice de sedentarismo:

- nas mulheres chega a 50,4%; nos homens, é de 41,2%.

- nos idosos, entre 65 e 74 anos, registra o maior índice de sedentarismo, com 64,4%;

- jovens representam o menor número: entre 15 e 19 anos são 32,7%.

ATENÇÃO!

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que as pessoas realizem algum tipo de atividade física pelo menos três vezes na semana, com duração mínima de 30 minutos. Mas isso seria um mínimo, e esse mínimo também depende de uma certa intensidade para que represente algo efetivo para o corpo. Logo, a partir do momento que entendemos o funcionamento do corpo, e como podemos regular as intensidades, tempo e qualidade dos movimentos, conseguimos de maneira mais fácil, sem grandes barreiras emocionais, superar as dificuldades e implantarmos um estilo de vida ativo de maneira definitiva.

Texto de Cris Parente em parceria com Marcello Paiva

E você, também é uma pessoa sedentária e quer sair dessa? Conte para gente. 

E fique ligado no conteúdo do 30 todo Dia

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sedentarismo
como sair do sedentarismo
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