Exercícios e Treinos

08/02/2016 05:00 - Atualizado em 05/11/2016 03:55

Veja por que fazer alongamento antes ou depois do treino

O alongamento ajuda a evitar lesões e a trabalhar a consciência corporal.

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Redação

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Alongamento antes ou depois do treino? Você sabe qual é o momento ideal? Saber quando e como praticar esses movimentos é uma maneira de diminuir a tensão e relaxar o corpo. Além de prevenir lesões, a atividade proporciona mais consciência corporal e ativa a sua circulação.

Se você está sempre cansado e não sente vontade de treinar, saiba que alguns minutos de aquecimento podem fazer milagres. A seguir, descubra quando praticar o alongamento e veja os principais benefícios da técnica.

mulher faz alongamento antes ou depois do treino

Alongamento antes ou depois do treino?

Segundo o educador físico Franklin Bisneto, da academia Bio Ritmo, o alongamento é necessário nos dois momentos. “Alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho nos exercícios, evitando entorse de tornozelo, distensão muscular e lesões ligamentares” comenta.

Seja para aquecer ou para relaxar a musculatura, o alongamento traz vantagens para o corpo. “É fundamental realizar o alongamento antes de iniciar a rotina de exercícios. Já os alongamentos após uma sessão de treino têm como objetivo proporcionar um relaxamento para a musculatura que foi exigida”, explica Bisneto.

Existe um maior risco de distensões musculares, se o aquecimento não for executado antes do seu treino. É por isso que você não deve abrir mão de alguns minutinhos para "se esticar" calmamente, percebendo onde estão localizados os pontos de tensão do corpo e procurando desfazê-los.

Por ser uma atividade simples, ela pode ser incluída até mesmo na rotina de sedentários. “Qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independentemente da idade ou do condicionamento físico. O que pode variar é o ritmo. Uma pessoa sedentária pode começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade aumenta gradativamente”, indica o profissional.

infográfico alongamento antes ou depois

5 razões para alongar o corpo

Se você ainda não tem o hábito de praticar o alongamento antes ou depois de alguma atividade física, reveja seus hábitos já! Saiba que esses movimentos simples podem transformar a sua rotina e potencializar os resultados da academia. Confira a seguir cinco motivos para você recorrer à técnica:

1. Reduz a tensão, que pode causar dores ao longo do dia

2. Relaxa o corpo e deixa você mais tranquilo

3. Proporciona mais consciência corporal, essencial na prática de atividades físicas

4. Ajuda a prevenir lesões, por deixar o corpo aquecido 

5. Ativa a circulação e colabora para prevenir doenças.

Não se esqueça de pedir o auxílio do seu personal trainer ou do instrutor de sua academia para evitar lesões e garantir o relaxamento completo. O profissional pode passar exercícios efetivos tanto para antes quanto para depois do treino. Não tenha vergonha e se jogue!

Você costuma alongar o corpo? Gostou das dicas de atividade física? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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