Exercícios e Treinos

22/11/2014 01:35 - Atualizado em 26/11/2016 08:12

Veja cuidados e dicas para seus treinos de corrida

Treinos de corrida devem ser antecedidos por planejamento e preparação.

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Redação

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A corrida é um exercício fácil, queima muitas calorias e não tem custo. Sempre que você decidir apostar nos treinos de corrida como a sua forma de se exercitar, pode sair de casa e já praticar a sua atividade diária - sem precisar se deslocar até a academia.

Mas não adianta começar a correr sem preparo. Antes de tudo, encontre tênis confortáveis e adequados para o exercício, vista uma roupa leve e não esqueça o protetor solar.

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10 dicas para começar os seus treinos de corrida

1 - Durma oito horas toda noite. Isso deixará você mais disposta para praticar os exercícios.

2 - Nunca faça os mesmos exercícios diariamente. Se você for correr e praticar agachamentos, por exemplo, faça o agachamento em um dia, dê uma pausa no segundo dia e somente no terceiro faça novamente os agachamentos. Isso fará com que o seu corpo descanse, não forçando demais os músculos.

3 - Não corra sete dias por semana. A dica é apostar em treinos de corrida apenas 3 dias por semana. Dê preferência para segunda, quarta e sexta-feira. Terça e quinta-feira você deve descansar, deixando as suas pernas relaxadas.

4 - Coma antes de praticar os treinos de corrida. Não adianta pensar que deixar de comer fará você emagrecer. Carboidratos e proteínas devem fazer parte da dieta do indivíduo que procura conquistar um corpo atlético.

5 - Consuma diariamente pelo menos 2 litros de água por dia. Durante os treinos de corrida você irá suar bastante, perdendo muitos líquidos importantes para o bom funcionamento do seu organismo. Beber água é deixar o seu corpo hidratado e você com uma saúde perfeita.

6 - Escolha roupas leves. Aposte em bermudas para corridas, blusas soltinhas e tops para deixar os seios seguros. Não coloque roupas muito decotadas, já que você pode ter surpresas desagradáveis durante a corrida.

7 - Coloque óculos escuros sempre que for sair para correr. Bonés e chapéus também são boas ideias. Eles protegem a sua pele e o couro cabeludo.

8 - Passe protetor solar 30 minutos antes de sair de casa. Aposte em protetores com o fator de proteção solar 30, no mínimo. Em seu rosto escolha um produto mais forte, dando preferência para FPS de 50 para cima. Os lábios também necessitam de proteção. Aplique um protetor labial.

9 - Se você gosta de correr durante a noite, coloque roupas refletivas.

10 - Use tênis específicos para corrida. Jamais compre um tênis com o número maior ou menor. Escolha um tênis leve e específico para a sua pisada.

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Comece com cuidado os treinos de corrida

Não exagere no começo. Ao iniciar os seus treinos, faça caminhadas intercaladas com a corrida. Ao longo das semanas, quando você se sentir mais forte para apostar em corridas, comece correndo por mais tempo, deixando as caminhadas mais curtas. Após um período de adaptação, você irá se sentir bem para correr. Corra por pelo menos 20 minutos a cada sessão.

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