Exercícios e Treinos

22/02/2015 04:25 - Atualizado em 01/12/2016 10:01

Veja como utilizar a bola de pilates para ganhar resistência muscular

A bola de pilates pode ser usada para fortalecer e definir músculos da região lombar.

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Redação

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A bola de pilates está sendo cada vez mais utilizada para melhorar a saúde e o condicionamento físico. Ela auxilia em exercícios de musculação e até mesmo de fisioterapia. Além de fortalecer os músculos do corpo todo, os movimentos feitos com o aparelho também melhoram a estabilidade, a postura, o equilíbrio e a flexibilidade.

bola de pilates

Benefícios da bola de pilates

Fazer exercícios com a bola de pilates é muito indicado, pois ela trabalha os músculos do corpo todo, proporcionando mais força e resistência muscular. Ajuda, ainda, a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório, por ser um exercício de baixo impacto e exigir o controle da respiração.

O aparelho também auxilia na reabilitação de lesões nas costas, no quadril e nos joelhos. Além disso, é uma ótima opção para quem tem problemas de coluna, porque as costas ficam apoiadas enquanto os exercícios são feitos. Por esses motivos, a bola de pilates é muito utilizada por fisioterapeutas e quiropráticos nas suas terapias.

Um grande trunfo da bola é o fortalecimento de músculos do tronco responsáveis por estabilizar e apoiar todo o corpo. Eles sustentam a coluna lombar e o abdômen, além de manter o equilíbrio da coluna vertebral e da pelve.

Esses músculos trabalham em conjunto, de forma que protegem a coluna e ajudam em movimentos básicos, como levantar, puxar e correr. Quando esses estabilizadores estão fortalecidos, os riscos de contusões, lesões e dores são muito menores. Por isso, manter o corpo em movimento ajuda a evitar problemas até mesmo durante atividades cotidianas.

Como usar a bola de pilates

A bola de pilates possibilita diferentes tipos de exercícios, dependendo do resultado que cada pessoa deseja. Outra vantagem do objeto é que você pode fazer os movimentos em casa mesmo, pois não precisa de nenhum outro equipamento. A bola também pode ser incorporada a outros exercícios que você já faz.

Para realizar os procedimentos, algumas dicas são fundamentais. É preciso sempre fazer um aquecimento antes de começar a atividade, para evitar lesões ou dores posteriores. Também é importante manter uma postura adequada e respirar corretamente, pois o processo respiratório é essencial para obter bons resultados.

3 dicas de exercícios

1. Um dos exercícios mais recomendados para fazer com a bola de pilates é o abdominal. A opção mais simples é sentar sobre a bola e rolar a coluna para baixo, direcionando a lombar para o objeto e depois subir contraindo o abdômen.

2. Para fazer o exercício chamado ponte, deite no chão com o abdômen para cima e pés apoiados na bola, com as pernas num ângulo de 90º. Eleve o quadril do chão até o corpo ficar alinhado, tirando uma vértebra de cada vez do chão. Retorne devagar, como se estivesse carimbando o chão com as vértebras.

3. No chamado tesoura, deite com pernas flexionadas, pés apoiados no chão e a bola entre as mãos, direcionada para o teto. Eleve o tronco, como uma abdominal, e estenda as duas pernas para cima em linha reta. Desça uma perna, mas sem encostar, sempre pressionando a bola com as mãos para não tensionar os ombros.

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pilates
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