Exercícios e Treinos

10/12/2014 05:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:05

Veja como realizar um treino funcional na praia

O treino funcional na praia traz resultados como emagrecimento e fortalecimento dos músculos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O treino funcional na praia é umas das atividades que mais queima calorias. Com uma série de exercícios focados nas necessidades de cada pessoa, ele traz resultados como emagrecimento e definição muscular de forma mais rápida. Que tal aproveitar o ambiente agradável da praia e se exercitar durante as férias?

treino funcional na praia

Como é o treino funcional na praia

O principal diferencial do treino funcional na praia é que o circuito de exercícios é elaborado de acordo com os objetivos individuais do praticante. O treino é definido para que a pessoa atinja os resultados desejados, que vão desde o fortalecimento dos músculos até o emagrecimento.

Esses treinos trabalham diversos aspectos do corpo, como a coordenação motora, a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio, a força e a aptidão cardiorrespiratória. Os exercícios são mais dinâmicos em comparação com outras atividades, e com isso proporcionam uma queima calórica mais intensa.

A atividade é formada por uma série de exercícios que trabalham determinadas partes do corpo. Eles podem se alternar entre circuitos, saltos, giros, agachamentos e a utilização de aparelhos que auxiliam nos movimentos.

O treino funcional na praia, também chamado de beach training, traz resultados mais eficazes e rápidos do que o treino funcional feito na academia. Isso acontece porque a areia faz os praticantes usarem mais força para realizar os exercícios, intensificando as atividades.

Os exercícios realizados são focados em velocidade de reação, equilíbrio, dinâmica estática, resistência aeróbica e anaeróbica, potência muscular, coordenação e agilidade. O treino proporciona uma grande gasto calórico, reduzindo o percentual de gordura corporal e auxiliando na definição muscular do corpo.

Série para o treino funcional na praia

Veja agora um circuito de treino funcional na praia que pode queimar até 800 calorias em uma hora. Essa é uma sequência de exercícios que deve ser feita com um intervalo de 10 segundos entre cada estação. Ao final de uma volta completa, espere entre um e dois minutos para iniciar novamente. Você pode realizar quatro voltas no total.

1. Corrida com elástico de tração

Para fazer esse exercício, você vai precisar de uma pessoa para ajudar. Peça para alguém segurar um elástico que estará em volta da sua cintura, então inicie uma corrida em velocidade moderada até que o elástico se tensione.

2. Caminhada com afundo

Faça um caminhada dando passos grandes para frente, flexionando os joelhos até que o de trás encoste na areia. Alterne as pernas contando até chegar em 16 passadas. Se preferir, você pode aumentar a intensidade segurando uma medicine ball na altura do peito enquanto faz o exercício.

3. Deslocamento multidirecional na escada de agilidade

Utilize uma escada de agilidade estendida na areia. Comece se deslocando de frente, pisando dentro de cada um dos quadrados. Depois de ir até o final da escada, volte de lado passando com os dois pés dentro dos vãos. Repita a sequência três vezes.

4. Deslocamento lateral com salto nos cones

Para esse exercício, você vai precisar de cones. Posicione os objetos com uma distância de 3 metros entre eles. Se desloque lateralmente, dando um salto por cima deles. Repita dez vezes, cinco de cada lado.

Não se esqueça da importância de procurar a orientação profissional para começar uma nova atividade. Ele poderá avaliar as suas necessidades e montar um treino funcional na praia adequado para você.

treino na praia

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
treino
exercícios
atividade física
praia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ