Exercícios e Treinos

27/12/2014 04:23 - Atualizado em 14/12/2016 04:47

Veja como realizar um treinamento de força

Objetivo do treinamento de força é construir massa muscular

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Redação

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Quem busca um condicionamento físico perfeito, que une saúde e estética, já deve ter ouvido falar em treinamento de força. Esse tipo de exercício é muito utilizado para quem deseja aumentar o percentual de massa muscular corporal, melhorar a performance esportiva e até mesmo recuperar-se de lesões. Os métodos e sistemas de treino são diversos e abrangem diversos estilos e gostos.

O que é treinamento de força

Engana-se quem pensa que esse tipo de treinamento se resume à musculação. Todo e qualquer exercício que exige esforço dos músculos e que necessita de força para ser realizado pode ser considerado um treinamento de força. A ideia desse tipo de atividade é aumentar a massa muscular e diminuir o percentual de gordura, gerando muito benefícios à saúde.

treinamento de força

O treinamento de força surgiu ainda na idade média, quando se acreditava que o homem precisava ser forte e resistente para proteger sua família. Essa noção foi mudando um pouco através do tempo. Hoje, a força muscular e a resistência cardiorrespiratória são qualidades necessárias para que uma pessoa seja considerada saudável. E são essas condições que o treinamento proporciona.

Os diversos métodos existentes para realizar um treinamento de força costumam fazer com que a pessoa fique confusa na hora da escolha. Para tomar a decisão correta é preciso estabelecer primeiro quais são os objetivos e metas desejados. Assim, fica mais fácil definir qual o tipo de treinamento correto para conquistas aquilo que se deseja.

Para que os treinamentos de força gerem resultados satisfatórios é preciso uni-los a uma alimentação saudável. O cardápio deve contemplar proteínas, carboidratos e gorduras, de maneira equilibrada. Esses são os componentes necessários para uma construção muscular saudável e satisfatória. A alimentação deve ser organizada conforme os objetivos da pessoa, assim como o treino.

Por isso, a dieta que seguimos enquanto treinamos pode ser considerada um aspecto à parte do treinamento. A alimentação faz parte do exercício. É impossível atingir qualquer objetivo corporal apenas com a realização de exercícios. A reeducação e o controle alimentar devem ser aliados durante todo o processo. A mesma dedicação dada ao treino, deve ser dada ao que se come.

3 modalidades de treinamento de força

Tri-set

Esse método consiste na realização de três exercícios para o mesmo grupo muscular em sequência, sem haver intervalo de descanso entre eles. O objetivo desse treinamento é gerar um aumento do fluxo sanguíneo na região que está sendo exercitada. O processo de concentrar o fluxo sanguíneo em uma parte do corpo está diretamente relacionado com o aumento da massa muscular.

Circuito

De todos os métodos de treinamento de força, esse é o mais utilizado para os iniciantes. Nele, diversos exercícios são realizados em sequência, com um intervalo mínimo controlado entre cada um deles, geralmente de 15 segundos. A carga utilizada nesse treino deve ser moderada, diferentemente da maioria dos treinamentos, que utilizam carga máxima, para levar o músculo à exaustão.

Isometria

O método isométrico não é novo, mas tem ganhado força recentemente. Nos exercícios em que é utilizado, a pessoa deve realizar tensões máximas com duração de 5 a 10 segundos, ou seja, segura o peso em uma posição estática por um tempo determinado, após algumas repetições. A ideia é fortalecer uma região específica do corpo ou tratar lesões em algum ponto de articulação.

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