Exercícios e Treinos

24/08/2014 04:31 - Atualizado em 05/12/2016 08:26

Veja como identificar o exercício físico ideal para você

O exercício físico ideal deve ser agradável e atender aos objetivos de saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe que a prática regular de exercícios físicos é essencial para a qualidade de vida. Mas talvez não tenha certeza de qual atividade mais se encaixa em suas metas e objetivos para a boa forma e a saúde. Por isso, preparamos um pequeno guia para ajudar a encontrar o exercício físico ideal.

Em busca do exercício físico ideal

A prática de exercícios físicos deve ser pensada e alinhada às suas metas. Assim você terá maior probabilidade de alcançar seus objetivos. Logo, o primeiro passo é identificar o que se quer a partir da inserção de treinos à rotina, ou seja, analisar se o que se busca é um corpo sarado ou simplesmente uma vida mais saudável, equilibrada e ativa. Antes de sair por aí fazendo exercícios aleatoriamente, que tal planejar suas atividades?

exercicio-fisico-ideal

Conforme a Dra. Silvana Macedo, especialista em Medicina Intensiva e Envelhecimento Saudável, ainda que todo tipo de atividade seja válido, o direcionamento dos exercícios às necessidades de cada indivíduo pode ser muito mais útil.

A pessoa que busca melhorar seu condicionamento cardiovascular, por exemplo, irá beneficiar-se muito mais com as caminhadas do que a que quer desenvolver sua massa muscular, a qual se indicam exercícios localizados e musculação.

A yoga, da mesma forma, trará mais contentamento aos que pretendem alinhar a postura ou incrementar sua flexibilidade do que aos que demandam a perda de gordura, que devem focar-se a práticas que exigem maior consumo calórico.

Como encontrar o exercício físico ideal? 

Na lista de possibilidades para um exercício físico ideal, há diversas categorias diferentes: atividades aeróbicas, isométricas, alongamentos, lutas, treinamento funcional, musculação e até esportes competitivos. 

exercicio-fisico-idealDe acordo com Silvana, a regra máxima é evitar os excessos. "As competições de alta performance não são fisiológicas e acabam transformando-se em fontes de estresse para o organismo, provocando efeitos prejudiciais ao metabolismo, hormônios e sistema imunológico, além de provocar traumas musculares e osteoarticulares”, ressalta a especialista.“As atividades aeróbicas de alto impacto, por sua vez, mesmo quando praticadas como lazer, costumam traumatizar joelhos, quadris, tornozelos, ombros ou punhos”.

Por isso, é importante realizar exames e buscar orientação profissional antes da prática. Conforme Silvana, a avaliação de composição corporal é recomendada, pois avalia uma possível tendência para retenção de líquidos e descreve o percentual de gordura, a massa muscular e a quantidade de minerais de cada pessoa. Assim, sabe-se exatamente o percentual que se necessita ganhar ou perder e qual o exercício físico ideal para isso.

Uma avaliação médica, com exames de sangue e outros que o profissional julgar necessários, também é indicada. O melhor é sempre buscar o acompanhamento de um profissional para saber com clareza qual é a atividade mais indicada. E na hora da prática, hidratar-se com água e isotônicos também deve ser uma preocupação.

Sugestões de exercícios

Confira 8 sugestões de atividades físicas que podem se adequar aos seus objetivos:

exercicio-fisico-idealMusculação

Com o devido acompanhamento e a correta execução, exercícios de hipertrofia incrementam o ganho de massa muscular, auxiliam a corrigir a postura e favorecem a perda de peso.

exercicio-fisico-idealCorrida

Correr é um dos exercícios que mais queima calorias. É recomendado para todo mundo que deseja perder peso e ainda previne doenças cardíacas e aumenta a resistência.

exercicio-fisico-idealCaminhada

Caminhar é uma boa atividade para quem não tem o condicionamento necessário para a corrida. Por não oferecer grande impacto, apresenta baixo risco de lesões.

exercicio-fisico-idealYoga

A yoga beneficia quem procura maneiras de combater o estresse e aumentar a qualidade de vida. Melhora a postura, reforça os músculos abdominais e incrementa o equilíbrio.

exercicio-fisico-idealPular corda

Exercício cardiorrespiratórios de alta intensidade, não pode ser praticado por quem não tem algum preparo. Queima gordura, define o abdômen e reforça as panturrilhas.

exercicio-fisico-idealArtes marciais

Há diversos tipos de luta, cada uma indicada para um tipo de objetivo. Tem opções altamente impactantes, como Muay Thai, e outras menos intensas, como Aikidô.

exercicio-fisico-idealHidroginástica

É uma excelente opção para todos os públicos, porque não tem risco de lesão e trabalha todos os músculos do corpo. Oferece grande queima de calorias e melhora a resistência.

exercicio-fisico-idealPilates

Não é uma atividade cardiovascular. Muitos dos exercícios são feitos com a pessoa deitada. Previnem problemas na coluna vertebral, melhoram a postura e o equilíbrio e tonificam músculos.


Benefícios da prática regular de exercícios

Ao começar seu projeto de condicionamento corporal, não se esqueça que os exercícios só terão efeito se praticados regularmente, pelo menos três vezes na semana.

Essas atividades poderão proporcionar os seguintes benefícios a sua saúde, de acordo com a médica:

- Queima de excessos de gordura e carboidratos

- Aumento do metabolismo basal

- Estimulação de liberação de hormônios anabolizantes e eicosanoides (antialérgicos, anti-inflamatórios, antiagregantes plaquetários, vasodilatadores e outros)

- Prevenção de doenças cardíacas

- Melhora do fluxo sanguíneo tecidual e da oxigenação, da qualidade do sono e até do desempenho sexual.

Viu quantos benefícios? Então chega de sofá: todo dia é dia de exercício físico.

TAGS
peso
saúde
exercício físico
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ