Exercícios e Treinos

10/12/2014 03:10 - Atualizado em 06/12/2016 07:19

Veja como ganhar massa magra em 4 dicas

Técnicas para ganhar massa magra dependem da combinação entre exercícios e alimentação.

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Redação

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Se você já frequentou uma academia ou teve acesso a qualquer tipo de material sobre atividade física, já deve ter ouvido falar na importância de ganhar massa magra. Mas você sabe o que é isso? Massa magra é a parte livre de gordura que temos no corpo, ou seja, os nossos músculos. São eles que sustentam a estrutura corporal e só fazem bem para o corpo - ao contrário da gordura.

Por que ganhar massa magra

Antes da geração saúde apaixonada por academias surgir, grande parte das pessoas pensava que perder peso e ganhar massa magra eram sinônimos. Mas não são. Uma cintura fina nem sempre significa corpo magro, assim como um corpo mais largo não é sinônimo de gordura. O que define a magreza de uma pessoa é a composição corporal dela: mais gordura ou mais músculos.

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No campo da saúde, ganhar massa magra é uma das atitudes mais benéficas ao organismo. Ela é diretamente proporcional à imunidade do corpo: quanto mais temos, mais protegidos estamos. Além disso, a massa magra também previne problemas nas articulações. Músculos reforçado e saudáveis protegem melhor os ossos e cartilagens, diminuindo o impacto das atividades.

Como são os músculos que sustentam a estrutura, a postura é muito afetada por eles. Pessoas que possuem os músculos das costas reforçados costumam ter uma coluna mais ereta e estável. Os exercícios para ganho de músculo também aumentam a massa óssea, o que ajuda a prevenir a chegada da osteoporose.

Para a estética, ganhar massa magra é essencial na hora de manter a forma do corpo. Isso porque um quilo de gordura ocupa muito mais espaço e dá muito mais volume do que a mesma quantidade de músculo. Portanto, ganhando músculo e perdendo gordura você ganhará um corpo mais desenhado e definido.

Como ganhar massa magra

1. Capriche na musculação

Os treinos que utilizam peso, chamados de contra-resistência, são os principais aliados do ganho muscular. Eles causam pequenas lesões no músculo, fazendo com que ele cresça. Esse tipo de treino deve ser muito frequente na sua rotina: no mínimo, três vezes por semana. A cada mês, aumente a carga dos exercícios, para que seus músculos não fiquem acostumados a um peso só.

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2. Planeje os aeróbios

É muito comum alguém que quer perder a gordura começar a praticar longos treinos em esteiras e bicicletas, mas nem sempre isso ajuda. Se os aeróbios não forem muito bem planejados para conciliar com a musculação e com uma alimentação correta, o corpo usará os músculos para ganhar energia e iniciará o efeito contrário: gordura intacta e perda muscular.

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3. Coma depois do treino

Após o treino, o corpo precisa repor uma série de nutrientes. Portanto, o hábito de fazer exercícios e não comer nada em até uma hora depois deles pode ser perigoso. Isso porque o corpo irá procurar a fonte mais próxima dos nutrientes que ele precisa e essa fonte são os músculos. Inicia-se um processo de catabolização, quando o corpo se alimenta da massa muscular.

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4. Priorize as proteínas magras

Quem quer ganhar massa magra precisa se alimentar de proteínas magras. As proteínas possuem os aminoácidos e os nutrientes que o corpo precisa para se reestabelecer e que os músculos precisam para reparar as lesões causadas pelo exercício. Carnes magras, como aves e peixes, a clara dos ovos e alimentos magros de origem animal devem estar na sua dieta.

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