Exercícios e Treinos

02/11/2014 02:34 - Atualizado em 07/12/2016 10:07

Veja como funciona o treino multifunções

Máquina que é utilizada no treino multifunções trabalha todos os grupos musculares.

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Redação

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Treinar em casa nem sempre é uma atividade fácil. Tendo que enfrentar a preguiça, muitas pessoas compram aparelhos multifunções, aqueles que contam com várias máquinas acopladas. Então, para você tirar o pó do aparelho, montamos um guia para o treino multifunções, com dicas de exercício e de execução.

O que são os aparelhos multifunções?

São máquinas que envolvem diferentes tipos de funções da musculação. Eles são para uso doméstico e possibilitam treinos de perna, braços, ombros, abdominais e costas. Na maioria dos casos esses aparelhos são esquecidos dentro da garagem. Para conseguir deixar de lado a preguiça, é necessário tirar o pó do aparelho e encarar a musculação.

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Como fazer o treino multifunções?

Antes de começar, você precisa entender que um treino multifunções, por ser feito em casa, deve ser executado com cautela. O peso, no início, deve ser baixo, e você progressivamente pode aumentar a carga ao longo das semanas.

Assim como na academia, você deve fazer as repetições lentamente, cuidando para concentrar a força no músculo que você está trabalhando. Cuide para não ficar apenas levantando e descendo o peso. Os treinos devem ter esforço alto. Assim, no dia seguinte você deve descansar para dar tempo de recuperação aos músculos.

Dicas para o treino multifunções

Circuito

O treino multifunções deve ser feito em forma de circuito. Se você finalizou um exercício, deve partir para o outro, sem grandes intervalos. Para deixar o treino ainda mais completo, é interessante o uso de halteres para fazer os exercícios, como agachamento, afundos e o levantamento terra.

Número de séries

Nas primeiras semanas do treino multifunções, quando você está se acostumando com a atividade, aposte em pesos baixos e três séries. Ao longo dos meses, o peso pode ser aumentado e as séries podem passar de 3 para 5.

Descanso

Após terminar uma série, você pode descansar de 30 segundos a 1 minuto.

Preguiça

Por ser praticado em casa, o treino multifunções requer uma grande disciplina. Você não pode se deixar vencer pela preguiça ou pela vontade de assistir aquele programa na televisão. A dica para não faltar é criar uma rotina diária. Marque um horário e vá todos os dias. Se quiser, você pode complementar os exercícios fazendo caminhadas três vezes por semana.

Alongamentos

Antes de iniciar e após o término, faça alongamentos que relaxem todas as áreas trabalhadas. Isso irá ajudar a prevenir possíveis traumas.

Opções de exercícios

Entre os exercícios que você pode fazer no treino multifunções, estão flexões de tronco, puxada na frente com a polia alta, supino com halteres, puxada à nuca na polia alta, voador, remada na polia baixa, abdominal na polia alta, elevação frontal com polia, elevação lateral inclinado com polia, rosca scott, tríceps pulley, rosca martelo com polia, agachamento com halteres, rosca de perna em pé, cadeira extensora, panturrilha unilateral, entre outros.

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