Exercícios e Treinos

29/07/2015 01:17 - Atualizado em 06/12/2016 01:23

Veja como fazer o treino funcional em casa

O treino funcional ajuda a prevenir lesões e diminui o percentual de gordura.

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Redação

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Alguns exercícios de academia podem ser realizados no conforto do lar, basta contar com um espaço razoável para a prática. Se você não quer enfrentar o trânsito ou perder tempo no deslocamento, saiba que algumas atividades básicas podem fazer parte da sua rotina. A seguir, veja como transformar a sua sala no espaço para um treino funcional em casa.

Os exercícios funcionais são baseados nos movimentos naturais do corpo. Pulos, corridas e agachamentos são algumas das atividades. Essa é a opção mais recomendada para quem deseja praticar atividades físicas fora da academia. Você pode realizar o treino funcional em casa, no parque e até na praia - só não esqueça do filtro solar!

Com a prática, o participante consegue aumentar a força, ganha mais flexibilidade e melhora o equilíbrio e a resistência física. Os músculos mais profundos são trabalhados a partir do uso de acessórios, como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. Após lesões, o treinamento também pode auxiliar na retomada dos exercícios.

treino funcional em casa

De acordo com Leandro De Rossi de Lima, professor da academia Fit Premium, é possível realizar os movimentos até mesmo sem equipamentos. Eles apenas servem como ferramentas que potencializam a intensidade dos exercícios, mas não são indispensáveis.

Para quem quer investir, os acessórios mais recomendados pelo profissional são a medicine ball, elásticos, o TRX e a bola suíça. Todos eles são encontrados em lojas especializadas em artigos esportivos.

Benefícios e riscos do treino funcional em casa

Os benefícios do treino funcional são a prevenção de lesões, a diminuição do percentual de gordura, o emagrecimento, o controle do estresse e a definição dos músculos.

O professor lembra que os treinos caseiros envolvem a liberdade de fazer o tão necessário exercício no momento em que você sentir vontade. O pouco gasto com materiais, a não necessidade de descolamento e o conforto de estar em família são outras vantagens do treino funcional em casa.

A ameaça, no entanto, está relacionada à falta de auxílio profissional. “O risco é fazer algum exercício que necessite equilíbrio e acabar se machucando em alguma parede, ou desequilibrar na escada”, exemplifica. Para quem tem medo ou está começando, é melhor não se arriscar em movimentos muito ousados.

treino funcional em casa

3 exercícios para o treino funcional em casa

Avanço básico

Fique de pé e afaste as pernas. Dê um passo para a frente e agache com o joelho da perna que ficou atrás. Ele deverá ficar num ângulo de 90 graus. Faça a passada até repetir o movimento 30 vezes com as suas pernas.

Banco

Fique de frente para um banco. Coloque uma das pernas sobre o apoio e traga o resto do corpo. Repita o movimento dez vezes em cada perna. Mova as mãos alternadamente. Para dificultar, aposte no uso de caneleira com peso.

Prancha

Deite-se sobre um colchonete. Fique com as pernas esticadas e apoiadas nas pontas dos pés. Os seus braços servirão de apoio. Tente manter apenas os braços e pés encostados no chão por aproximadamente 30 segundos. Repita o movimento três vezes.

Vai apostar no treino funcional em casa? Ou prefere treinar numa academia? Deixe sua opinião nos comentários! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de atividade física.

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