Exercícios e Treinos

14/08/2015 11:04 - Atualizado em 10/12/2016 10:41

Veja como fazer flexão de braço da maneira correta

A flexão de braço é um exercício básico nos treinos de força, resistência e hipertrofia.

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Redação

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Muito usada em treinos militares, a flexão de braço utiliza apenas o peso do corpo para fortalecer os músculos. Ela assegura membros torneados, peito malhado e core revigorado para os movimentos do dia a dia. E aí, vamos treinar?

De acordo com Fabio Fossa, professor da Fórmula Academia, Unidade Osasco, a flexão de braço é um exercício completo. Ela possibilita o trabalho de força, resistência e hipertrofia, dependendo apenas do esforço de cada aluno. “A intensidade do exercício que ira determinar o principal resultado esperado”, explica.

mulher fazendo flexao de braco

Como fazer flexão de braço

Existem diversas formas de executar as flexões, seja em bases fixas ou instáveis, com as duas ou apenas uma das mãos.

As duas opções mais conhecidas são a versão tradicional, a aberta, e a chamada diamante, a fechada. A primeira visa a trabalhar diretamente a musculatura do peitoral, enquanto a fechada estimula também o tríceps. Segundo Fossa,  nos dois exercícios, os músculos do ombros têm a função de estabilizar os movimentos.

A flexão de braço aberta é iniciada na posição de uma prancha frontal, com a palma das mãos no chão, ficando na linha dos ombros. Os cotovelos são flexionados para fora e o corpo é levado até próximo do solo. Deve existir o cuidado para manter os cotovelos afastados do corpo.

A flexão fechada é parecida com a primeira, mas os cotovelos ficam "para dentro". O corpo deve ficar em posição de prancha frontal, e o praticante desce e encosta o peito no chão a cada repetição. As duas flexões devem ser repetidas de acordo com as recomendações do seu professor de Educação Física. Jamais se baseie em indicações de colegas ou em treinos postados na internet.

Fossa lembra que os perigos da execução incorreta são grandes riscos. “O movimento errado do exercício ou o excesso pode acarretar lesões musculares e articulares nos ombros ou nos cotovelos”, alerta.

flexao de braco num braco so

3 motivos para praticar a flexão de braço

Garante mais rigidez

A posição inicial pede força abdominal. Ao praticar a flexão de braço, além de fortalecer os músculos do peito e dos membros superiores, você tonifica o core, o grupo de músculos da pelve e da coluna lombar responsáveis pela postura e pelo equilíbrio corporal.

É de graça

Você precisa apenas do aconselhamento de um personal trainer. A flexão não demanda o uso de equipamentos e pode ser feita até na sala de casa.

Ajuda a ter um corpo simétrico

É um exercício completo e assegura o trabalho de músculos variados. É uma forma de estimular diversas regiões do corpo com somente algumas repetições.

Você pratica flexões? Gosta desse tipo de exercício? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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