Exercícios e Treinos

02/04/2016 03:00 - Atualizado em 01/12/2016 06:19

Veja como fazer desenvolvimento com halteres

O exercício trabalha os músculos dos ombros e pode estimular o tríceps.

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Redação

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O desenvolvimento com halteres é um exercício simples. Para praticá-lo da maneira correta, basta sentar-se adequadamente em um banco e separar o peso indicado para o seu condicionamento físico. Porém, mesmo sendo um clássico das academias, o movimento requer a supervisão de um instrutor capacitado para que você não saia com uma lesão.

Esse exercício é ótimo para deixar os ombros e os membros superiores mais fortes e harmoniosos. A seguir, confira como executá-lo sem erros e veja dicas para potencializar os resultados do treino de deltoides.

mulher faz desenvolvimento com halteres

Como praticar desenvolvimento com halteres

O exercício trabalha principalmente os deltoides, ativando feixe medial e anterior. A porção clavicular também é estimulada, quando se faz a abdução de ombros. O movimento pode, ainda, reforçar a musculatura do tríceps braquial durante a extensão do cotovelo.

O principal benefício do desenvolvimento com halteres é fortalecer e aumentar a massa muscular da região, dispensando a prática de outros exercícios. É o que explica Luiz Henrique De Melo Raksa, professor da Academia Bio Ritmo: "Caso seu treino de peitorais esteja bem ajustado e seus ombros estejam desenvolvendo, não há a necessidade de acrescentar outras opções".

O movimento deve ser realizado com o apoio de um banco. Segundo Raksa, é preferível que o suporte para as costas esteja inclinado a 65 graus. “Serve para a melhor postura da coluna vertebral, de forma que ela fique com alinhamento natural”, indica.

Os cotovelos devem estar alinhados lateralmente, próximo ao angulo de 90 graus. “Nada impede que o movimento passe desse ângulo, mas a produção de força diminui”, lembra o professor.

Para executar o desenvolvimento com halteres de maneira segura e sem sobrecarregar as articulações dos braços, primeiro você deve se sentar no banco confortavelmente e com a postura alinhada. Segure os halteres na altura dos ombros. As palmas das mãos devem ficar voltadas para a frente.

Levante os halteres para cima até esticar completamente os cotovelos. Volte novamente para a posição inicial. Repita quantas vezes for indicado pelo profissional que acompanha o seu treino.

Remada alta com barra, elevação lateral, elevação frontal, desenvolvimento na máquina e desenvolvimento no smith também podem ser incluídos no treino de ombros. Eles colaboram para uma evolução mais rápida e consistente da musculatura. Converse com o seu professor sobre esses exercícios e veja quais se encaixam melhor na sua rotina.

4 erros comuns do exercício

1. Banco mal posicionado, o que causa a perda do alinhamento natural da coluna vertebral

2. Rotação externa de ombro acentuada, podendo lesionar o manguito rotador

3. Descer além do grau favorável para produção de força

4. Excesso de peso e consequente execução dos movimentos sem qualidade.

Tirou suas dúvidas sobre o desenvolvimento com halteres? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros amigos interessados no assunto! E continue de olho nas dicas de saúde e atividade física do Vivo Mais Saudável.

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ombros
deltoides
tríceps
membros superiores

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