Exercícios e Treinos

02/07/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 04:27

Veja como fazer academia em casa

É possível começar a montar uma academia em casa sem grande investimento.

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Redação

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Existem muitos motivos para se procurar uma alternativa à academia tradicional. A pessoa pode não ter uma por perto, não dispor de tempo para o deslocamento ou simplesmente querer maior privacidade ao realizar suas atividades físicas. Então que tal começar a fazer academia em casa?

É possível fazer academia em casa

Foto: Shutterstock

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A academia é um ótimo lugar para você definir o seu corpo e perder peso. Além de reunir muitos aparelhos diferentes, o local oferece acompanhamento profissional para lhe orientar sobre os exercícios.

Mas a academia tradicional não é necessária. Você pode, sim, montar uma academia em casa, mesmo que não tenha espaço nem dinheiro para gastar com muitos aparelhos.

Existem diversos tipos de exercícios que não precisam de peso além do seu próprio corpo. E se você quiser, também pode investir em alguns equipamentos mais importantes e reservar um canto da sua casa para as atividades.

Benefícios da academia em casa

Os ganhos físicos com a academia em casa são os mesmos proporcionados pelo espaço tradicional: combater a obesidade, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer os músculos e articulações, obter maior disposição para as outras tarefas do dia, incrementar a autoestima e o bem-estar, reduzir ansiedade e a depressão, ampliar a irrigação sanguínea, diminuir as taxas de colesterol, estimular contrações intestinais e fortalecer os ossos.

Esses motivos são mais do que suficientes para você praticar musculação. Mas os verdadeiros diferenciais da academia em casa em relação às outras são:

- Economia de tempo. Você não precisa se deslocar até a academia.

- Privacidade. Ninguém vai assistir ao seu sofrimento na esteira.

- Economia de dinheiro. Se você quer poupar, existem maneiras de fazer academia em casa sem gastar.

- Autonomia. Você define o seu treino, a sua música e o seu ambiente.

Como montar uma academia em casa

É importante que você descubra se tem condições de se adaptar à atividade física em casa antes de gastar quantias enormes em aparelhos. Então não perca tempo e comece a organizar a sua rotina de exercícios. Abaixo, mostramos alguns que você pode fazer sem grande investimento. :

Agachamento

Esse é um bom exercício para enrijecer o bumbum e as pernas. Posicione-se em pé com as pernas afastadas uma da outra, coluna ereta e a cabeça alinhada, sempre olhando para frente. Una as mãos e agache como se fosse sentar-se, jogando o quadril para trás. Flexione os joelhos até as coxas ficarem paralelas ao chão. Volte à posição inicial e repita 12 vezes esse exercício.

Firmando os braços

Fique em pé, de costas para um sofá e, com os joelhos flexionados, apoie a palma das mãos no assento. Tente transferir todo peso do corpo para os braços, flexionando os cotovelos até formarem um ângulo de 90°. Faça duas séries de cinco repetições.

Para tornear as pernas

Posicione-se com as mãos e as pontas dos pés no chão, deixando o joelho esquerdo na altura do peito e a perna direita esticada. Troque rapidamente a posição das pernas, invertendo-as de lugar. Repita esse movimento alternado por 20 vezes para deixar os músculos da coxa bem definidos.

Flexão

É um treino clássico para fortalecer braços e peito. Deite-se de barriga, estique as mãos na altura dos ombros e suspenda o seu corpo com a ponta dos pés. Vá levantando e abaixando o seu corpo, nunca apoiando-o no chão, apenas movimentando os braços.

Corrida

Você precisa de uma atividade aeróbica como essa para queimar muitas calorias. Assim você perde peso, e os demais exercícios servirão para enrijecer os músculos. Você pode optar por comprar uma esteira ou por correr na rua - ambas as alternativas têm suas vantagens e desvantagens.

Corda

Se você não quer sair de casa nem comprar uma esteira, o exercício aeróbico indicado é pular corda. Trata-se de uma das mais completas e intensas atividades cardiorrespiratórias. Pode ser feita em um espaço exíguo e só precisa de uma corda, que pode ser encontrada em qualquer loja de produtos esportivos. Comece pulando 5 minutos e amplie o tempo aos poucos. Dá resultado.

E você, que tal experimentar?

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