Exercícios e Treinos

20/10/2015 06:33 - Atualizado em 02/12/2016 11:24

Veja como Alex Atala e outros chefs mantêm a boa forma

Além das habilidades na cozinha, os chefs também se preocupam com a saúde e pegam pesado nas atividades físicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fazer pratos deliciosos e ainda manter a boa forma não parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas grandes nomes da gastronomia brasileira como Alex Atala, Ivan Ralston e Daniel Redondo mostram que é possível.

O segredo está na prática regular de atividades físicas de grande queima calórica. Além disso, é sempre importante controlar a alimentação. Assim, é possível manter um cardápio com pratos deliciosos - como os dos chefs -, mas sem sair da linha.

alex atala

Conheça os truques do chef Alex Atala

Chef de um dos melhores restaurantes do mundo, Alex Atala é conhecido por preparar pratos inovadores e sustentáveis, privilegiando ingredientes brasileiros ou de determinada região, como a Amazônia. Com isso, dá preferência aos alimentos cultivados por pequenos agricultores e comunidades ribeirinhas, fomentando a cultura local.

Alex Atala é dono do restaurante D.O.M., de São Paulo, que em 2015 ficou entre os dez primeiros colocados da premiação The World’s 50 Best Restaurants, promovida pela revista inglesa Restaurant.

Explorando ingredientes nacionais e surpreendendo nos sabores, o chef já publicou livros como “Alex Atala - Por uma Gastronomia Brasileira”, “Com Unhas, Dentes e Cuca - Prática Culinária e Papo Cabeça ao Alcance de Todos”, “Escoffianas Brasileiras” e “D.O.M. - Redescobrindo Ingredientes Brasileiros".

Além do talento na gastronomia, Alex Atala também se preocupa com a saúde e procura manter a forma praticando jiu-jitsu. Ele treina na academia do lutador Demina Maia e já é faixa roxa na modalidade.

Outro exemplo de chef de cozinha que não deixa de lado os cuidados com a saúde é Ivan Ralston, uma das mais recentes revelações gastronômicas de São Paulo. Chef e proprietário do Tuju, ele vai todos os dias ao trabalho de bicicleta. Além disso, mantém uma horta orgânica de 200 metros quadrados, garantindo a qualidade e a saúde da sua alimentação e também da dos seus clientes.

Depois de Alex Atala e Ivan Ralston, outro chef que é referência de boa forma é Daniel Redondo, espanhol que é dono do restaurante Maní, em São Paulo, e que levou a estatueta de chef do ano no evento Comer & Beber 2015 da revista Veja. Além das habilidades na cozinha, Daniel também é um corredor assíduo, participando inclusive de maratonas.

alex atala e lutadores de jiu jitsu

Como manter a forma e comer bem

Manter o peso ideal e o corpo em forma não significa abrir mão de comer bem - até mesmo em restaurantes badalados, como os dos chefs atletas. Para quem segue uma alimentação equilibrada e pratica exercícios físicos de alta queima calórica, é permitido cometer uma ou outra extravagância gastronômica de vez em quando.

Saiba Mais
Prepare 3 receitas com frutas do Nordeste
Veja vantagens e dicas para ir trabalhar de bicicleta
Jiu-jitsu emagrece: Conheça um caso real que é a prova

O principal é conhecer os seus limites e não abusar. No dia em que sabe que vai extrapolar no almoço ou no jantar, o ideal é já compensar nas outras refeições, diminuindo as calorias, além de eliminar os excessos no dia seguinte com as atividades físicas. Outra dica é beber bastante água durante o dia para ajudar na eliminação das toxinas.

E você, o que faz para manter a forma? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
corpo em forma
queima calórica
jiu-jitsu

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ