Exercícios e Treinos

24/05/2015 03:26 - Atualizado em 08/12/2016 09:36

Uso constante de tornozeleiras pode enfraquecer a musculatura

As tornozeleiras esportivas são indicadas para proteger e evitar lesões na região do pé.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Toda pessoa que pratica esportes de impacto está sujeita a sofrer lesões, entorses ou contusões, principalmente na região do tornozelo, que é bastante exigida em qualquer movimento. Para proteger toda a região do pé desses problemas, existem vários modelos de tornozeleiras.

Porém, quando o uso do acessório se torna frequente, as articulações do tornozelo podem acabar ficando fragilizadas. Por isso, o uso precisa ser adequado e indicado por um especialista para que não cause efeitos contrários ao esperado.

tornozeleiras

Para que servem as tornozeleiras esportivas

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o uso de imobilizadores semirrígidos pode diminuir em até 47% a incidência de entorses de tornozelo em atletas. Os tipos mais comuns são as tornozeleiras, os estabilizadores e a air cast. Os três modelos têm a mesma função, que é proteger a região do pé e evitar torções.

As tornozeleiras são desenvolvidas utilizando materiais que permitam mais flexibilidade, sendo indicadas para atletas que precisem de proteção, mas não possam limitar os movimentos dos pés. Além disso, permite também compressão, aquecimento e sustentação na região do pé e do tornozelo.

Já os estabilizadores geralmente possuem um material menos flexível. A função desse modelo é proteger diretamente a articulação do tornozelo, garantindo assim maior estabilidade e evitando lesões. São indicados principalmente para jogadores de basquete e handebol, esportes que exigem movimentos bruscos de mudança de direção.

As tornozeleiras tipo air cast imobilizam ainda mais a região do tornozelo, sendo quase uma espécie de blindagem. Com um material extremamente rígido, esse tipo é recomendado para atletas que já sofreram traumas graves no tornozelo. Também é usado no tratamento de entorses e nas lesões ligamentares.

tornozeleiras

Riscos do uso excessivo de tornozeleiras

É fundamental que todo tipo de atleta proteja as articulações durante os treinamentos e competições, principalmente de partes do corpo como o tornozelo. Apesar disso, o uso constante e por um longo período de tornozeleiras pode enfraquecer a musculatura e desenvolver dependência do uso para a prática esportiva.

Para evitar esse problemas e as complicações que ele pode trazer para o rendimento do atleta, é importante realizar um trabalho para compensar a deficiência causada pelo uso do equipamento. O esportista deve sempre realizar exercícios de fortalecimento para manter o equilíbrio muscular.

As melhores atividades para adquirir mais força e resistência para as articulações dos pés e tornozelos são os proprioceptivos. Esse tipo de exercício fortalece a musculatura e estabiliza a articulação da região, além de proporcionar ao atleta uma melhor consciência corporal, o que também ajuda a evitar lesões.

Para utilizar as tornozeleiras de forma mais saudável e garantir os benefícios do equipamento, é indicado sempre procurar a orientação de um profissional especializado. Além de indicar o melhor tipo para cada caso, ele ainda dá instruções de como usar, com que frequência e quais outros cuidados necessários.

Qual seu esporte favorito? Conte para nós! E não esqueça de conferir as novidades de atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
atleta
alto impacto
articulações

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ