Exercícios e Treinos

21/11/2015 08:21 - Atualizado em 07/12/2016 09:34

Use o mini band para emagrecer e definir o corpo

Simples de usar, o acessório é indicado para qualquer pessoa, inclusive na reabilitação de lesões.

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Redação

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Existe uma grande variedade de acessórios que proporcionam um treino mais intenso e focado em algumas partes do corpo. Esses materiais podem ser usados tanto na academia quanto em casa. Um dos mais versáteis e que conquistou musas fitness como Gabriela Pugliesi é o mini band.

As mini faixas elásticas podem ser usadas para diversos tipos de exercícios, que vão desde a reabilitação física e o fortalecimento muscular até o treinamento esportivo ou funcional. Além disso, esse acessório ainda ajuda a minimizar o risco de lesões, pois não oferece impacto. Veja como aproveitá-lo no seu treino.

mulher usando mini band na perna

Como funciona o mini band

O mini band é uma faixa elástica que pode ser usada para o aquecimento dinâmico ou para o treinamento da musculatura, trazendo bons resultados para a definição muscular.

Assim como outros elásticos, a sua principal característica é a resistência progressiva, que aumenta conforme é esticada. Porém, com a diferença de ser um pouco menor (mini) que as faixas tradicionais, ele oferece maior resistência e um trabalho muscular ainda mais intenso.

Conforme Higor Cavalcante, professor da academia Smart Fit, o acessório é versátil e pode ser usado de diferentes formas e para diversos objetivos. “O mini band pode ser utilizado como exercício principal ou até mesmo como complemento de outro exercício. Em ambos os casos, ele irá gerar bons resultados”, explica.

Conforme a faixa é usada, o corpo trabalha o músculo contraindo-o e fazendo-o usar força para que o material seja esticado até o seu limite. Muitas vezes, o mini band pode ser utilizado como substituto de halteres, tornozeleiras ou outros acessórios, apresentando até mesmo melhores resultados.

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Higor explica que os principais benefícios são aumento da resistência muscular, equilíbrio, força e isométrica, além de melhorar a coordenação intra e intermuscular. Com isso, também proporciona definição e queima calórica.

Quanto aos exercícios que podem ser realizados, também existe uma grande variedade. “O mini band tem sido utilizado principalmente para adutores e abdutores de quadril, mas, dependendo do modelo e da extensibilidade da faixa, você poderá utilizá-lo para exercícios de glúteos, bíceps, tríceps e demais grupamentos musculares”, explica o professor.

Outra vantagem do acessório é que qualquer um pode usá-lo, sendo indicado inclusive para a reabilitação de pessoas com lesões. Porém, Higor alerta que, como qualquer outro método ou material de treinamento, o ideal é que sua utilização seja orientada por um profissional de Educação Física, minimizando os riscos de algum movimento mal executado.

Quando os exercícios são prescritos e orientados por um profissional, a faixa pode ser utilizada até mesmo em casa. É importante apenas que o praticante tenha conhecimento prévio de como utilizar o acessório de forma correta e segura.

Dicas de exercícios para utilizar o acessório

A blogueira de saúde e bem-estar Gabriela Pugliesi, adepta do mini band em seus treinos de musculação, utiliza a faixa elástica para fazer o aquecimento dos músculos, preparando e ativando a musculaturas das coxas e dos glúteos.

mini band gabriela pugliesi

Com o elástico nos tornozelos, faça movimentos abrindo a perna para trás e fechando-a devagar, sem perder a tensão do elástico e sem flexionar o joelho. Repita com a outra perna.

mini band gabriela pugliesi

Com o corpo um pouco inclinado para tirar um dos pés do chão, faça o mesmo que o exercício anterior, mas agora abrindo a perna para o lado.

mini band gabriela pugliesi

Para fazer o movimento de abdução das coxas, deite de lado no chão e, com a faixa posicionada um pouco acima dos joelhos, abra apenas o joelho de cima até o limite do elástico e feche sem deixá-lo perder a tensão.

Gostou das dicas de atividade física? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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faixa elástica
definição muscular
resistência
abdução

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