Exercícios e Treinos

01/12/2014 05:19 - Atualizado em 07/12/2016 04:03

Treino powerlifting exige intensidade máxima do atleta

Treino powerlifting não deve ser experimentado por atletas iniciantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O treino powerlifting é um tipo de levantamento de peso de alta intensidade. Também chamada de "levantamento de peso básico" e "levantamento de potência", a modalidade envolve três exercícios: o supino, o agachamento e o levantamento terra.

Esse tipo de trabalho de força é praticado principalmente por atletas de alto nível e não deve ser experimentado por iniciantes da musculação. Além de ser uma modalidade competitiva, é também um treino de hipertrofia, originado na década de 1960 nos Estados Unidos.

Powerlifting deve ser orientado por profissionais

É difícil encontrar programas de treino powerlifting que sejam orientados para os atletas principiantes. Geralmente, são os homens e mulheres que têm mais intimidade com o universo dos exercícios de hipertrofia que buscam por essa modalidade.

Assim, quem é principiante nos treinos de musculação e fisiculturismo acaba encontrando orientações muito mais completas em sites e fóruns de treinamentos leves e básicos, mas quando se trata de treino powerlifting ou até mesmo de treinos funcionais para aumento da força muscular, as informações são bem menos acessíveis.

treino-powerlifting

Isso porque é nas academias que estão concentrados os programas mais completos de treino powerlifting, porém eles são destinados para atletas considerados intermediários e avançados. Dessa forma, principiantes que procuram um programa de treino para obter um aumento de força significativo devem procurar profissionais especializados que possam adequar esse trabalho ao seu treino habitual.

Como funciona o powerlifting

O ideal é começar aos poucos. As primeiras aulas de um treino powerlifting começam pelo aprendizado de princípios simples, com o intuito de levar o atleta a levantar maiores pesos e ganhar mais força nos músculos.

No treino powerlifting, não existe um número fechado de séries ou repetições. Tudo deve ser adequado ao ritmo e à capacidade física do atleta. Assim, para minimizar os riscos de lesões, os atletas devem ser acompanhados por educadores físicos.

Para evitar esses problemas, o ideal é desenvolver aos poucos a passagem para um programa de alto volume e alta intensidade, mantendo o foco por mais tempo nos exercícios básicos e de aperfeiçoamento. Com a prática, essa transição e a conquista de novos resultados surgirão de maneira natural, saudável e muito satisfatória.

Os três exercícios básicos

Supino: deitado num banco, o atleta retira a barra do apoio e a leva até o peito. Depois estende as mãos levando a barra para cima novamente.

Agachamento: em pé, o atleta retira a barra do apoio, vai para trás e agacha até que os quadris fiquem abaixo da linha do joelho. Depois o atleta levanta até que os joelhos estejam completamente estendidos.

Levantamento terra: o atleta se posiciona em frente à barra, agacha e segura a barra com as mãos. Então levanta a barra deixando os braços estendidos ao longo do corpo. Para finalizar, o atleta volta à posição inicial.

Gosta das nossas dicas de atividades físicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
powerlifting
atividade física
hipertrofia
musculação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ