Exercícios e Treinos

17/06/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 12:12

Treino para emagrecer com exercícios do futebol

Exercícios de futebol podem ser usados para um completo treino para emagrecer.

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Redação

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Exercícios físicos podem ser chatos. Muitas vezes são repetitivos e feitos dentro de uma academia, características que levam bastante gente a não se empenhar o suficiente ou desistir. Se esse é o seu caso, um bom treino para emagrecer é seguindo exercícios que são usados para condicionamento físico e técnico do futebol.

Treino para emagrecer com exercícios do futebol

Foto: Shutterstock

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Um treino para emagrecer com exercícios do futebol é perfeito se você gosta de praticar o esporte, pois prepara musculaturas usadas em situações que acontecem com frequência em partidas de futebol.

Mas se você não costuma jogar bola, esses exercícios também são ótimos. Como atividades que alternam estímulos de alta, média e baixa intensidade, contribuem com um alto gasto calórico (por isso é um ótimo treino para emagrecer), ajudam a afinar a silhueta, trabalha a musculatura abdominal e dos membros inferiores e melhoram a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, ainda aumentam a produção de neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina e dopamina, que diminuem o estresse e melhoram o humor e qualidade do sono.

5 exercícios do treino para emagrecer

Abaixo, o treino para emagrecer inclui cinco exercícios usados por jogadores de futebol em sua preparação física:

Alongamento

Antes de qualquer série de exercícios, alongue os músculos adequadamente. Para alongar a virilha, una a sola dos pés e segure com as mãos. Suavemente, una os joelhos apenas o suficiente para contrair os músculos da virilha. Depois abaixe os joelhos até sentir um bom alongamento. Sustente essa posição de 5 a 8 segundos. 

Alongue também o quadríceps e os tendões, sentando-se com uma perna esticada e outra flexionada. Incline-se lentamente para a frente a partir dos quadris, em direção ao pé da perna esticada. Sustente a posição de 10 a 15 segundos e depois troque a perna. Alongue também a região pélvica, colocando uma perna flexionada na frente enquanto a outra fica esticada com o joelho apoiado no chão. Mantenha as mãos sobre as coxas, logo acima do joelho, com os braços esticados. Sustente essa posição por 15 segundos e depois repita o movimento com a outra perna.

Por fim, afaste as pernas e jogue o peso do corpo para o lado direito, flexionando esta perna e esticando a esquerda. Depois, jogue o peso para o lado oposto. Realize 20 repetições para cada lado.

Saltos

Salte levantando alternadamente um dos joelhos até a altura da cintura. Para cada perna, faça 20 repetições. Faça mais 40 repetições, mas dessa vez levantando os pés alternadamente em direção ao glúteo.

Salto lateral

Para o salto lateral, utilize um obstáculo e pule por cima dele, com as duas pernas juntas, de um lado a outro. Faça duas séries de 20 repetições. É ótimo exercício para preparar a força lateral e mudanças de direção que acontecem no futebol.

Pique

Percorra 20 metros dando um pique. Volte essa mesma distância correndo de costas, na ponta dos pés. Pode agregar o exercício a um treino de finalização, chutando uma bola sempre que chegar ao final do percurso.

Condução de bola

Posicione uma linha de cones, distanciados entre si em 1,5 metro. Conduza uma bola zigue-zagueando por entre os cones na maior velocidade que conseguir. Além de treinar o controle de bola, técnica fundamental para o jogo, você fortalece os músculos que o fazem mudar de direção rapidamente.

Esse treino para emagrecer parece fácil? Então pegue uma bola e comece a praticar. Com alguma regularidade, você vai ver o resultado rapidinho.

Se você achou interessante, ou possui alguma expieriência com a prática de futebol e acha que obteve bons resultados, conte-nos e deixe o seu comentário.

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