Exercícios e Treinos

03/08/2015 07:17 - Atualizado em 20/11/2016 05:02

Treino insanity: Cuidado com os exageros

Desenvolvido pelo treinador Shaun Tompson, o treino insanity define os músculos e aumenta a resistência aeróbica.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já imaginou perder até mil calorias em apenas uma hora de treino? Com a prática do treino insanity, você pode chegar lá. A técnica consiste em exercitar todos os músculos de seu corpo e tonificá-los com atividades de alto impacto.  

Entretanto, tome cuidado: o nome não é por acaso. Os exercícios "insanos" são de grande exigência corporal. É necessário tomar algumas precauções e ir pouco a pouco cumprindo os desafios diários das etapas. Saiba como praticar o insanity de forma saudável e eficaz.

treino insanity

O personal trainer Eden Carlos lembra que o treino insanity foi desenvolvido pelo treinador Shaun Tompson e se baseia num treinamento de alta intensidade para promover melhoras na resistência cardíaca e muscular.

“É um tipo de treino muito intenso, que mistura exercícios aeróbicos de alto esforço associados com exercícios musculares como agachamentos, flexões de braços e abdominais”, explica.

O profissional recomenda a técnica para pessoas com bom nível de condicionamento físico, e boa condição motora para realizar exercícios sozinhos. Se você deseja apenas desenvolver e aumentar seus músculos, o treino insanity não é para você.

Os exercícios da modalidade focam na queima de gordura, na tonificação e na definição do corpo. Também ajudam a promover o aumento da resistência aeróbica do praticante.

Contraindicações do treino insanity

Devido à extrema resistência que o treino requer, ele não é indicado para qualquer pessoa ou faixa etária. Somente é aconselhado para pessoas que estejam habituadas a praticar atividades físicas e, mesmo assim, deve ser começado pelo nível mais baixo. O praticante vai aumentando a potência gradativamente.

O personal trainer também não recomenda a técnica para pessoas sedentárias, que nunca praticaram algum exercício, além de casos de problemas articulares nos joelhos e coluna. Em hipótese alguma, pessoas com problemas cardíacos podem recorrer ao insanity.

Crianças e idosos também devem escolher outras atividades aeróbicas, como caminhadas e esportes menos ativos, devido à sua maior fragilidade corporal.

Perigos da prática

O personal trainer exemplifica a prática de exercícios físicos sem acompanhamento profissional em uma frase que utiliza com os alunos: "Se você for ao médico e ele lhe disser que você tem de fazer uma cirurgia, você vai para casa e se corta para corrigir o problema?”.

Dessa forma, Eden explica que o treinamento físico é único em cada ser humano. “O corpo não vem com manual de instruções, portanto a prescrição de exercícios deve ser feita por profissionais capacitados, controlando variáveis como frequência cardíaca e movimentos corretos”, alerta.

Ainda, o personal trainer lembra que a característica do treino insanity são os DVDs comercializados para serem utilizados em exercícios em casa, possibilitando que o praticante dose a intensidade do treinamento de acordo com sua condição física. Apesar disso, os alunos são desafiados a se submeterem a avaliações periódicas do condicionamento físico.

Você já conhecia o insanity? O que você acha da prática? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
insanity workout
alto desempenho
queimar calorias
treino em casa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ