Exercícios e Treinos

25/04/2015 04:25 - Atualizado em 02/12/2016 11:27

Treino HIIT seca a barriga em pouco tempo

Exercícios de alta intensidade são a proposta do HIIT, um treino para quem quer emagrecer rapidamente.

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Redação

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Uma combinação de atividades aeróbicas que prometem emagrecimento rápido: essa é a proposta do treino HIIT. A sigla corresponde a High Intensity Intermittent Training ou, em uma tradução livre do inglês, “treinamento de alta intensidade intercalado”.

Ele tem se popularizado bastante pelo método que incentiva à queima de gordura por meio de exercícios intensos, que vão se alternando conforme a resistência do praticante. Porém, para funcionar, o treino HIIT precisa ser feito de forma adequada.

Quando praticado em baixa intensidade, o exercício aeróbico não se mostra muito eficaz para o emagrecimento. Dessa forma, as atividades no HIIT costumam dar mais certo. Sempre realizado na maior intensidade possível, ele proporciona resultados rápidos e eficazes por exigir bastante da capacidade física do praticante. Saiba como praticar.

treino hiit

Eficácia cientificamente comprovada

Os exercícios feitos com mais intensidade proporcionam uma queima calórica muito maior e fazem a pessoa emagrecer mais depressa. Mas, como o organismo é diferente em cada pessoa, nem sempre os exercícios comuns, como caminhada e ciclismo, são eficazes para a perda de peso. Por isso, o treino HIIT serve como um propulsor ao emagrecimento.

Nessa composição de exercícios, são feitos circuitos que combinam técnicas intercaladas entre atividades leves e difíceis, que exigem muito da capacidade física do praticante.

Um estudo feito pela Baylor College of Medicine, em Houston, nos Estados Unidos, comprovou que quem fazia um treinamento HIIT na bicicleta queimava mais calorias, até 24 horas depois, que praticantes que faziam o exercício no modo leve.

Segundo uma pesquisa da American College of Sports Medicine, os indivíduos que realizam um treino intenso queimam até 10% mais calorias no período pós-treino que as pessoas que fazem atividades aeróbicas simples e constantes, como a caminhada e a corrida.

Na Laval University, no Canadá, cientistas descobriram que o treino HIIT proporciona uma queima de gordura maior. Entre os praticantes, o metabolismo fica mais acelerado, eliminando mais gordura devido à movimentação celular rápida.

Começando um treino HIIT

Ao contrário do que se pensa, o treino HIIT pode ser praticado por qualquer pessoa. Mesmo sendo mais intenso, ele pode ser substituído por um treino aeróbico a qualquer momento, sendo bastante efetivo.

Na esteira ou na rua, caminhando, correndo ou pedalando, o ideal é você realizar a atividade de sua preferência por dois ou três minutos normalmente, em baixa intensidade, como forma de aquecimento.

Para fazer no método HIIT, corra o mais rápido que conseguir por 30 segundos sem parar. Depois, diminua a intensidade e apenas caminhe por 60 segundos. Quando estiver começando, você pode precisar descansar por alguns minutos.

Refaça o ciclo de corrida intensa e descansos por um total de 30 minutos, finalizando com um aquecimento de dois ou três minutos - apenas caminhando, para retomar o fôlego.

Dessa forma, você já inicia a prática corretamente, sem riscos de se lesionar. Lembre-se de usar roupas adequadas e não exigir do seu corpo mais do que ele aguenta. Conheça sempre seu organismo e suas condições de saúde.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E aproveite para conferir nosso especial Você Mais Saudável - Corpo, mais uma novidade do Vivo Mais Saudável.

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emagrecimento
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