Exercícios e Treinos

20/12/2014 11:13 - Atualizado em 23/11/2016 02:06

Treino de corrida: Como se exercitar com saúde no verão

Para praticar um treino de corrida com saúde, alguns cuidados devem ser redobrados no verão.

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Redação

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A corrida é uma das atividades mais saudáveis e acessíveis para todas as idades. Além dos benefícios para a saúde, ela também proporciona bem-estar e melhora a qualidade de vida. Mas com as altas temperaturas do verão, o treino de corrida exige mais do corpo e é preciso ter alguns cuidados.

treino de corrida

Um dos principais cuidados para fazer o treino de corrida no verão é proteger a pele. A aplicação de filtro solar é indispensável, até mesmo quando o tempo está nublado ou com sol aparentemente fraco. Se for possível, evite o sol e opte por percursos que tenham sombra, como parques com árvores, por exemplo.

A proteção dos olhos também é muito importante. Para isso, é indicado para quem corre ao ar livre usar óculos de sol. Além de proteger contra os raios solares, eles também oferecem mais conforto, pois evitam a luminosidade, o vento e a poeira nos olhos.

Horário para o treino de corrida

Além do protetor solar e do uso de óculos escuros, uma maneira de prevenir as agressões do sol é cuidar o horário em vai fazer o treino de corrida. É importante evitar o sol entre 10h e 16h. Quem tem a pele mais clara e sensível deve ter ainda mais cuidado, pois possui menor proteção natural (melanina) que protege de radiações UVA e UVB.

Cuidados com hidratação e alimentação

Manter o corpo hidratado também é fundamental para praticar qualquer exercício, principalmente no verão. É indicado tomar água antes, durante e depois da corrida, e entre meio litro e um litro de líquido por hora de exercício. Bebidas isotônicas também são uma boa opção, pois elas repõem os sais minerais do organismo perdidos com o suor.

E não é só a ingestão de líquidos que merece atenção especial. A alimentação antes, durante e após o treino de corrida também é um ponto importante e interfere no desempenho. É indicado evitar alimentos muito gordurosos, como frituras e carnes gordas, antes e depois da atividade, pois dificultam a digestão.

Duração e ritmo do treino de corrida

Outra dica para fazer a atividade sem prejudicar a saúde é diminuir a duração e o ritmo dos treinos, pois a resistência do corpo é menor no calor. A temperatura ideal para correr longas distâncias é de 12ºC. Por isso, não é indicado fazer percursos demorados no verão.

O ritmo também não deve ser muito puxado, mantendo uma velocidade mais baixa. No verão não se pode querer correr no máximo da potência do corpo, como se faz na temperatura ideal.

Use roupas adequadas

A roupa ideal para o treino de corrida é a mais leve possível, e que permita a circulação do ar. É indicado também que seja de cor clara, pois assim ela reflete o calor. Além disso, existem também algumas peças como camisetas e bonés que tem FPS 50 já no tecido, blindando a passagem do sol e aumentando a proteção.

Pronta para realizar o seu treino de corrida no verão com mais saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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