Exercícios e Treinos

14/03/2016 01:00 - Atualizado em 25/11/2016 02:27

Treino de boxe ajuda a moldar o corpo

O treino melhora a coordenação motora e fortalece a musculatura.

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Redação

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Os benefícios de um treino de boxe vão muito além daqueles perceptíveis na balança. Essa prática entrou pela porta da frente das academias e, a cada ano, ganha mais e mais adeptos. Os resultados são visíveis em cerca de 12 semanas.

Se o seu objetivo é perder peso, em 90 minutos de treino é possível gastar até mil calorias. Porém, a atividade garante muito mais.

mulher faz treino de boxe

Benefícios do treino de boxe

Antes de descobrir os outros benefícios dessa atividade, vale lembrar que mulheres grávidas e pessoas com lesões na coluna ou nos joelhos necessitam de uma avaliação médica para dar início ao treino de boxe. De acordo com o professor de boxe Jonas Pereira, não existem restrições de idade para começar a praticar.

Vamos conferir o que o boxe pode fazer pelo seu corpo?

1. Frequência cardíaca

A prática trabalha a elasticidade cardíaca. É o aumento dos batimentos que ajuda a bombear o sangue para todo o corpo e a fortalecer a musculatura do coração.

2. Sem estresse

O treino de boxe pode aliviar toda aquela tensão acumulada no trabalho. O esporte ajuda na produção de endorfinas, que promovem o bem-estar, diminuindo os efeitos do estresse.

3. Melhor postura

Toda essa atividade física intensa ajuda a modelar a silhueta. Ao executar um soco, você movimenta todo o seu corpo. É assim, sessão após sessão, que é possível tonificar regiões como braços, ombros, peito, costas e membros inferiores. Isso tudo ajuda a corrigir a postura corporal e a melhorar a autoestima.

Movimentos básicos de boxe

Agora que você já sabe os benefícios desse esporte, que tal aprender alguns movimentos básicos e incorporá-los ao seu treino? As dicas servem para trabalhar as pernas e melhorar o equilíbrio.

1. Conhecido como “passo e arraste”, esse movimento garante a distribuição do seu peso e o seu equilíbrio. Dê um passo com o pé que está na frente e arraste o que está atrás. Tente finalizar os movimentos com a mesma distância entre os pés.

Pode haver variações. Para andar para a esquerda, dê um passo com o seu pé esquerdo e, depois, arraste o pé direito. Se preferir fazer para a direita, é só repetir o processo com o pé direito primeiro.

2. Agora que já sabe se movimentar, é hora do golpePrimeiro, você deve estar em uma posição relaxada. Expire ao lançar o soco, deixando o seu punho e seus músculos tensionados, e volte à posição relaxada. Use o primeiro movimento ensinado para se mover com equilíbrio e, então, repetir a série.

O professor Jonas Pereira indica mais dois golpes básicos: o jab e o direto. Segundo ele, o jab é um golpe preparatório, com sua mão não predominante, e será o golpe mais usado. O direto é o golpe forte, com sua mão predominante; com a ajuda do tronco, esse movimento se torna poderoso e, na maioria das vezes, provoca um nocaute.

Antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, é necessário passar por uma avaliação médica e, depois, seguir o acompanhamento de um profissional qualificado. Isso evita problemas de saúde e a sobrecarga no treino.

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coordenação motora
postura
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