Exercícios e Treinos

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 12:40

Treino de bicicleta pode queimar até 700 calorias em 1 hora

Treino de bicicleta ajuda a perder peso e aumenta resistência.

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Redação

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Andar de bicicleta pode ser muito mais do que um lazer. A prática é saudável e contribui para a boa forma. Acha que caminhar é muito chato e que ir à academia é muito puxado? Talvez o que você esteja procurando, então, seja o treino de bicicleta.

Adotar um ritmo intenso na bicicleta pode queimar muitas calorias. E você já pensou em conhecer lugares diferentes, sentir a adrenalina na pele e ainda emagrecer e manter a saúde plena, talvez o mountain bike seja a melhor opção. Pode enxugar 700 calorias em uma hora e ainda propiciar aventura e belas paisagens. Subir morros, andar pelas ruas e desbravar ambientes de matas nunca mais será igual.

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Mountain bike é uma modalidade do treino de bicicleta que queima até 700 calorias. Foto: Shutterstock

Confira alguns benefícios do treino de bicicleta

Veja abaixo:

Respiração

Com o esforço para pedalar e subir as lombas, o nosso organismo aumenta a frequência cardíaca, o que melhora a oxigenação dos pulmões.

Emagrecer

O exercício, devido a sua exigência, auxilia na eliminação de gordura. Porém é sempre importante destacar que para que ocorra a perda de peso, a atividade deve combinar com uma boa alimentação.

Sono

A atividade também aumenta a quantidade do hormônio da felicidade - a serotonina. Mais alegres e relaxados, podemos ter uma noite mais tranquila.

Ansiedade

Quando se pratica atividades mais intensamente, o corpo faz o bombeamento do sangue de uma forma mais rápida. O resultado é uma diminuição do sentimento de angústia e de ataques de ansiedade.

Além de todos esses benefícios, a bicicleta ainda oferece a perda rápida de calorias, de acordo com a intensidade, a duração e a frequência do exercício. A mountain bike, por exemplo, é uma modalidade dentro do treino de bicicleta que permite ao atleta queimar até 700 calorias em apenas uma hora.

Seus treinos são fortes e com bastante adrenalina. Os atletas sobem morros, andam no meio da mata e até pelo barro. É por isso que, para esses treinos, se usa uma bicicleta diferenciada, específica para o contato e a alta movimentação.

Equipamentos recomendados

Adotar o treino de bicicleta como prática regular exige preparação e a adoção de alguns equipamentos. Confira:

Treino de bicicleta
Equipamento primordial de proteção no ciclismo é o capacete. Foto: Shutterstock

Capacete

Se você só vai até a esquina de bicicleta e depois volta, pode achar exagero. Mas não dá para começar a se planejar para um treino um pouquinho mais rigoroso sem colocar o capacete na lista de equipamentos necessários. Lembre-se do quão exposto você estará nas ruas de um dos países com a maior densidade de acidentes de trânsito do planeta.

Joelheiras

Muitos ciclistas adotam as joelheiras para se proteger em caso de queda. Normalmente, as duas áreas que sofrem maior impacto no chão nessa hora são a cabeça, coberta pelo capacete, e os joelhos, utilizados instintivamente para o choque.

Óculos

Existem alguns óculos especiais para quem quer praticar o ciclismo. Eles são feitos para não descolarem do seu rosto em altas velocidades e o protegerem não apenas do sol, mas de todas as pequenas partículas (areia, por exemplo) que você encontrará pelo caminho.

Luvas

Apenas quem pedala com alguma frequência pode atestar quão importante é o uso de luvas para o treino de bicicleta. Se você não as utilizar, perceberá os calos nas mãos em poucos dias.

Dicas para iniciar o treino de bibicleta

- O tempo ideal de pedaladas é de 30 minutos. Porém, se você não se garantir com meia hora, comece com um tempo menor e aumente gradualmente.

- Aumentar a marcha para deixar o pedal pesado, ao contrário do que muita gente pensa, não é o mais recomendado para perder peso. Treinos rápidos, em sequência e com um período de 30 a 40 minutos, contribuem mais.

- A velocidade com a qual você vai andar também pode ser menor no início. Aumente aos poucos, intercalando entre velocidades de treino e de passeio.

- Subir lombas é uma ótima ideia se você quiser fortalecer a sua musculatura da perna.

Treino de bicicleta
Encarar a lomba pode ser boa maneira de intensificar o treino. Foto: Shutterstock

- Use as marchas sempre para exigir mais do corpo. Fazer o mesmo exercício sempre pode não trazer tantos resultados quanto esperados. Aumente a marcha com o tempo.

Seguindo todas essas dicas, não tem erro: você poderá desfrutar de todos os benefícios do treino de bicicleta. Porém é sempre recomendado fazer exames para saber se a sua saúde está apta para essa atividade. E, se possível for, treine na presença de um profissional de educação física para lhe orientar.

E aí, se interessou pelo treino de bicicleta? Que tal praticar agora mesmo?

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