Exercícios e Treinos

09/12/2014 10:48 - Atualizado em 02/12/2016 09:09

Treino com TRX: Veja como você pode praticar

O método do treino com TRX fortalece diversos músculos do corpo ao mesmo tempo.

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Redação

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Se você é figura presente no mundo fitness, já deve ter ouvido falar em treino com TRX. A prática ganhou vários adeptos e virou moda, com diversas academias oferecendo o TRX como a atividade perfeita para ganhar o corpo dos sonhos de maneira saudável. Mas você sabe o que é esse exercício? Como é feito? E por que ele é diferente dos outros? Descubra neste artigo!

treino com trx

O que é o treino com TRX

O treino com TRX é um sistema de treinamento integrado. Diferentemente dos demais tipos de reforço, ele não foca apenas em um grupamento muscular ou em um tipo de resistência. O TRX não só define a musculatura, como auxilia no emagrecimento, já que trabalha a parte neuromuscular e ainda oferece exercícios aeróbicos.

O trabalho do TRX é realizado em três dimensões. Os exercícios têm como base o core, região do corpo em que ficam localizados os músculos responsáveis pela postura. O core é conhecido como o centro do corpo e fica na região do abdômen. Abdominais supra, infra, oblíquo e transverso, lombar e eretores de coluna são músculos trabalhados durante toda a aula.

Como a maior parte dos exercícios não trabalha esses músculos, os resultados do treino com TRX são vistos mais rapidamente do que os demais. Os ganhos desse tipo de treinamento são de força, equilíbrio e flexibilidade. A velocidade de reação também é aumentada com essas atividades. A pessoa fica mais ágil em seus movimentos também.

Opções de exercícios para treino com TRX

Mas não é por que o treino com TRX trabalha vários músculos de uma vez que ele não possui exercícios com especificidades. Nesse tipo de atividade, há um grupamento muscular principal, que é mais trabalhado enquanto os outros ficam em segundo plano, sendo exercitados com menos intensidade. Veja três opções de exercícios para as coxas, os glúteos e o abdômen.

1. Agachamento unilateral

Tire uma perna do chão e empurre o quadril para trás, ganhando equilíbrio. Com a coluna ereta, desça até que o joelho da perna que está no chão forme um ângulo de 90º. Empurrando pelos calcanhares, suba até retornar a posição inicial. Os braços estarão apoiados nas cordas do TRX, mas eles servem apenas como ponto de equilíbrio. Não impulsione o corpo neles para retornar. Troque de perna.

2. Press de quadril

Esse é um exercício que faz parte do treino com TRX para glúteos. Ajuste as cordas para a altura de meia perna e deite no chão. Encaixe os pés na espaço de apoio e posicione as mãos no chão, rentes ao corpo. Eleve o quadril, usando a o força do abdômen e empurrando os calcanhares para baixo. Permaneça por 10 segundos e então retorne.

3. Abdominal

Deixe as cordas em um ajuste de meia perna. No chão, à frente delas, posicione um colchonete e um step. De barriga para baixo, apoie o braço no step, desde o cotovelo até a mão. Encaixe os pés nas cordas e eleve o corpo. Contraindo o abdômen e os glúteos, dobre as pernas até que os joelhos fiquem próximos da sua barriga e retorne. Nunca deixe que os joelhos toquem o chão no movimento.

Pronta para praticar o TRX e seguir nossas dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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