Exercícios e Treinos

20/12/2015 12:00 - Atualizado em 05/12/2016 08:57

Treino básico: Saiba como fazer abdominais corretamente

Evite realizar movimentos rápidos e que forcem a coluna e o pescoço durante o desenvolvimento.

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Redação

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Os exercícios para a barriga são básicos em qualquer treino de musculação e ajudam a eliminar as odiadas gordurinhas. Aprender como fazer abdominais da forma correta, além de garantir um resultado mais efetivo, evita que você desenvolva lesões.

A seguir, confira tudo sobre os abdominais e veja como garantir a barriga chapada que você sempre sonhou.

rapaz que sabe como fazer abdominais

Engana-se quem pensa que fazer abdominais o serve apenas para conquistar aquela barriga tanquinho. Além de potencializar a queima de gorduras, o exercício também fortalece o core, a maior cavidade do corpo humano. Com isso, assegura a sustentação da parede abdominal, onde está localizada a maioria dos órgãos.

Com um abdômen forte, você consegue manter uma boa postura e tem mais força e equilíbrio para a prática das atividades do dia a dia.

Como fazer abdominais corretamente

Felipe Gaspar, professor da Fórmula Academia de São Bernardo do Campo-SP, explica que os exercícios abdominais são divididos em três tipos: reto, oblíquo e infra. Para você acertar, veja o passo a passo de cada um.

Abdominal reto 

É feito com as pernas flexionadas e o tronco no chão. Faça força com o tronco para subir e descer.

Abdominal oblíquo

Nesse tipo, também se deixa a perna flexionada. Cruze uma por cima da outra. Deixe um braço atrás da cabeça e outro estendido no solo. Sempre que o braço direito estiver atrás da cabeça, a perna esquerda estará cruzada e vice-versa. Faça a elevação do tronco e do cotovelo em direção ao joelho.

Abdominal infra

Deitado com as pernas estendidas e as mãos ao lado do corpo, flexione o quadril subindo e descendo.

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Evite erros e potencialize resultados

O mais importante, de acordo com Gaspar, é procurar um profissional habilitado. Ele poderá indicar a prática de exercícios educativos de sustentação, isometria, respiração e fortalecimento do abdômen e da coluna. “Assim o aluno não terá dificuldades quando for realizar os movimentos e não se lesionará durante a prática do exercício”, indica.

Erros como realizar movimentos rápidos demais, forçar a coluna e o pescoço, não respirar durante a execução e não fortalecer a lombar podem ser facilmente evitados, desde que você siga corretamente as instruções do profissional.

Nada de imitar as musas fitness! Alguns exercícios são perigosos para iniciantes e podem machucar. Agora, se você já sabe como fazer abdominais, mas não vê grande diferença no shape, fique de olho em alguns hábitos.

A alimentação desregrada, além de prejudicial à saúde, é inimiga do corpo sequinho. Para eliminar as dobrinhas, o ideal é se consultar com um nutricionista e desenvolver um plano alimentar específico para a queima de gordura e o fortalecimento dos músculos.

Além disso, invista no consumo de água regularmente e não se esqueça de controlar o sal. Comida salgada demais leva à retenção de líquido e ao consequente inchaço da barriguinha.

E então, já sabe como fazer abdominais sem erro? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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