Exercícios e Treinos

09/03/2016 05:00 - Atualizado em 07/12/2016 03:43

Treino aeróbico combate doenças do sistema cardiovascular

Exercícios como natação, corrida e pedalada ajudam na circulação e na queima de gorduras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As doenças do sistema cardiovascular são as que mais matam pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. São cerca de 960 óbitos por dia, no país. E boa parte deles poderia ser evitada com a prática de atividade física aeróbica, que estimula a circulação e fortalece o funcionamento do coração.

Atividade física é tratamento para o coração

O sedentarismo é, segundo a SBC, um dos quatro principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do sistema cardiovascular. Acompanhado da hipertensão, do tabagismo e do colesterol elevado, ele é responsável por grande parte das mortes de decorrência cardíaca que acontecem no Brasil.

Logo, a prática de atividades físicas é uma espécie de antídoto natural para esse fator agressivo que só faz aumentar as estatísticas. Seguindo as recomendações dos cardiologistas da SBC, realizando os exercícios corretos, e pelo período adequado, você conquista qualidade de vida em qualquer idade.

corrida contra doenças do sistema cardiovascular

As atividades aeróbicas são as principais aliadas do coração, quando praticadas em intensidade moderada, entre duas e quatro vezes por semana, por um período de 30 minutos. Como elas exigem mais movimentação do corpo e controle do sistema respiratório, também acabam estimulando a circulação e exigindo mais do coração.

Além disso, também queimam gorduras e calorias com mais velocidade e, por isso, auxiliam na manutenção de artérias limpas e ativas em sua plena capacidade. A corrida, por exemplo, é um exercício aeróbico que pode ser realizado por quem tem tendência ou já foi diagnosticado com princípios de doenças do sistema cardiovascular.

Para quem não tem condições de correr ou prefere não arriscar as articulações nesse exercício de alto impacto, as caminhadas também são opção indicada pela SBC. Elas são menos perigosas para os músculos e os ossos e podem ser realizadas ao ar livre, em esteiras e até ao longo do dia, se você conseguir dar 10 mil passos.

A natação também é uma possibilidade. Ela é um exercício aeróbico, mas tem baixíssimo impacto e exige maior controle respiratório nos diversos tipos de nado, o que favorece o sistema cardiorrespiratório. Pedalar, em bicicletas indoor ou ao ar livre, é uma ideia de atividade para intercalar com aquela que você escolher como a principal.

É importante, porém, lembrar que as atividades físicas só são benéficas na prevenção e no tratamento das doenças do sistema cardiovascular se você realizá-las sob acompanhamento médico. Avaliar a sua resistência cardíaca e respiratória e a sua condição óssea e muscular, além de fazer exames laboratoriais de sangue e urina, são exigências da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Principais doenças do sistema cardiovascular

Em seu site, a SBC lista as enfermidades do sistema cardiovascular que mais causam óbitos no Brasil. As doenças hipertensivas, como a hipertensão arterial, estão nesse ranking, com cerca de 24 mortes para cada 100 mil habitantes. Também estão listadas as isquêmicas, como infarto do miocárdio, que causam 54 mortes a cada 100 mil habitantes.

Doenças cerebrovasculares, incluindo o acidente vascular cerebral (AVC), são responsáveis por 51 mortes a cada 100 mil brasileiros. Outras doenças circulatórias, como a aterosclerose, matam 44 pessoas para cada 100 mil.

Pronto para se mexer e evitar esses problemas? Conte-nos quais são suas atividades físicas favoritas! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
coração
esporte
saúde
circulação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ