Marcello Paiva / 30tododia

ESPECIALIDADE

Educação Física

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Marcello Paiva / 30tododia

Apresentação

Marcello Paiva é professor de educação física e idealizador do 30tododia, um canal de comunicação de saúde contra o sedentarismo.

O que Trata

O objetivo do 30tododia é mostrar que um estilo de vida saudável está ao alcance de todos.
Seus conteúdos e motivação inspiram hábitos saudáveis simples de adotar, tornando o dia a dia cada vez melhor.
Como diz o Marcello: “Você não precisa ir muito, você só precisa ir.”

Formação Acadêmica

Graduado em Educação Física Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcello também é pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Programação Neurolinguística. 

Cargos e Títulos

Marcello é professor de Educação Física e trabalha há 15 anos como personal trainer nas melhores academias do Rio de Janeiro.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Exercícios e Treinos

10/08/2015 06:00 - Atualizado em 26/11/2016 02:34

Tênis específico para pisada: Será que evita lesões?

Entenda se é verdade ou mito que a escolha do tênis certo de acordo com o tipo de pisada, pronada, supinada ou neutra, ajuda a evitar lesões. A equipe do 30totodia pesquisou e a gente conta pra você.

POR

Marcello Paiva / 30tododia

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A corrida, uma das grandes paixões dos praticantes de atividade física, é um dos exercícios aeróbicos mais praticados no mundo e dos mais eficientes para queimar calorias. 

Como qualquer outra atividade, a corrida requer cuidados para se evitar as famigeradas lesões. Sabendo disso, a indústria de calçados está constantemente em busca de novas tecnologias que possam ajudar o corredor a preveni-las.

Por muitos anos, quase todo corredor amador utilizou um tênis específico para sua pisada (pronada, supinada ou neutra) ou usou uma ortese indicada para seu desvio a fim de amenizar os riscos de se machucar.

Teste da pisada

Com o tempo, esta se tornou uma verdade incontestável e até nos dias atuais é muito comum o famoso teste da pisada em lojas especializadas em tênis de corrida, para identificar o tipo e indicar um modelo apropriado.

Porém, a ciência do treinamento já testou essa teoria e não endossa esta prática como algo eficiente para minimizar os riscos de lesões.

Um estudo conduzido por de Nig Bm et Al (2002) do laboratório de performance da faculdade de cinesiologia (estudo do movimento humano) da universidade de Calgary de Alberta, no Canadá, analisou as forças de impacto no pé do corredor pronado e sua relação com lesões.

O mesmo analisou todos os estudos publicados nos últimos 25 anos sobre o assunto até 2002.

Conclusão do autor:

“A prova teórica, experimental e epidemiológica sobre as forças de impacto mostrou que não se pode concluir que as mesmas são fatores importantes para o desenvolvimento de lesões relacionadas com o treinamento de forma crônica ou aguda”.

As forças de impacto causadas pela corrida são equilibradas em indivíduos com desvios de postura na pisada por contrações musculares que compensam a supinação ou pronação.

Esses ajustes musculares acontecem um pouco antes do contato dos pés com o solo, reduzindo a vibração dos tecidos moles e a carga nos tendões.

Evidências experimentais sugerem que fazer ajustes na postura com o auxílio de tênis apropriados ou orteses reduz o trabalho muscular, o que afeta a capacidade de performance e conforto, além de induzir uma fadiga antecipada.


Outro estudo sobre pisadas

Outro trabalho, extremamente recente e também de significância estatística alta, devido ao número de participantes e tempo de estudo foi publicado por Nielsen et Al (2013) que analisou um total de 927 pessoas, totalizando 1.854 pés.

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Ele dividiu os participantes da pesquisa em grupos distintos:

Corredores pronados (n=122), extra pronados ( n=18), supinados (n= 369), extra supinados (n= 53) e neutros (n=1.292)

Independente da pisada, todos utilizaram tênis simples, sem nenhum tipo de tecnologia de controle de instabilidade (supinação, pronação).

Ao todo foram percorridos um total de 326.803 km.

Final do estudo

Ao final do estudo, 252 corredores apresentaram algum tipo de lesão que os afastaram da corrida por, pelo menos, uma semana.

O curioso é que, percentualmente, o número de corredores lesionados com pisada neutra foi maior que o número de corredores com pisada pronada.

Usar tênis específicos para cada pisada no intuito de evitar lesões é um mito

Os fatores que levam os corredores a se machucar são:

Externos

- Planilhas mal-montadas,

- Técnicas de execução da marcha,

- Fortalecimento.

Internos

- Individualidade biológica (por exemplo, condromalácia patelar, também conhecida como síndrome da dor patelo-femoral).

Dicas do especialista

- Invista em um profissional que monte a planilha e estabeleça os exercícios de fortalecimento adequados para você;

- Não copie planilhas (elas não são receitas de bolo!) de revistas especializadas;

- Treinos são individuais e todos os aspectos internos e externos de um corredor devem ser levados em consideração pelo treinador para se evitar os riscos do esporte.

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Rodrigo Boson

Graduado em educação física UFRJ 2000
Pós graduado em treinamento desportivo Esefex 2002
Pós graduado em fisiologia do exercício U.G.F 2004

Referências:

1 – Clin J Sport Med. 2001 Jan;11(1):2-9. The role of impact forces and foot pronation: a new paradigm. Nigg BM1. 2-Br J Sports Med. 2014 Mar;48(6) Foot pronation is not associated with increased injury risk in novice runners wearing a neutral shoe: a 1-year prospective cohort study. Nielsen RO1, Buist I, Parner ET, Nohr EA, Sørensen H, Lind M, Rasmussen S 3-Running Mechanics and gait analysis Reed Ferber, Shari Macdonald

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