Carla Nunes

ESPECIALIDADE

Educação Física

Nutrição Esportiva

ONDE ATENDE

Rio de Janeiro

  • (21) 9886-82421

Carla Nunes

Apresentação

Uma profissional multidisciplinar e antenada no que a ciência e a tecnologia podem contribuir para a melhora constante da saúde e boa forma. Com dicas e orientações para cuidados com o corpo, a mente e o bem-estar individual, Carla Nunes desconstroi modismos e apresenta o que realmente pode auxiliar na sua qualidade de vida e no seu desempenho físico.

O que Trata

Qualidade de vida e boa forma.

Formação Acadêmica

Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com Pós Graduação em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho.

Cargos e Títulos

Personal trainer há 27 anos com atuação em programas de condicionamento físico em domicílios, ginásios e academias (Rio de Janeiro Country Club, Jockey Clube Brasileiro, Equipe 1 Academia, Clube de Regatas do Flamengo); Criadora do Programa Autonomous - Personal Spa (Movimento, Gastronomia Funcional Real e Identidade).

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Exercícios e Treinos

24/11/2014 06:00 - Atualizado em 09/11/2016 10:58

Temos a força! Muito mais que músculos

Você é tarado em academia e seu sonho é fazer uma selfie com barriguinha talhada? Personal trainer faz um convite à reflexão.

POR

Carla Nunes

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Basta olhar nas redes sociais para notar o fenômeno das selfies fitness, aquelas fotinhos diante do espelho em pose que faça saltar os músculos. Importante saber: ser sarado não é ser saudável e ter músculos não é ter força. Não consegue entender a diferença? O Vivo Mais Saudável ajuda você a fazer boas escolhas com informação que faz bem! 

Treinamento de força

De todas as valências físicas com as quais tenho que trabalhar no dia a dia, sem sombra de dúvidas, a força é a que mais me fascina. Princípio de tudo: tudo aquilo que é capaz de produzir e/ou alterar um movimento.  Torna fértil, convalesce, dá vigor, é potência, velocidade, impulso, determinação. Sim, e resistência!  Ultimamente, força tem sido uma palavra de ordem por aí... Desde que seja trabalhada no aspecto positivo, é super válida! A força para o nada, sem base ou propósito, é que me parece perda de tempo. Ôpa! Mas vamos ao que realmente interessa: Motivar sua rotina de treinamento físico.

A primeira modalidade de treinamento de força que vem à cabeça da maioria das pessoas é a musculação (Mas lembre-se que não é a única. Ginástica localizada, por exemplo, é uma excelente e divertida opção). Aposto que olhar um corpo trabalhado e definido impulsione você a buscar o mesmo para o seu e que ver e sentir os primeiros resultados seja o que renova sua motivação para seguir com os treinos.

Veja se o ritmo de sua atividade física está a favor de seus objetivos.

Prepare seus grupamentos musculares

Mas, olho no lance! Não esqueça que a velocidade do sucesso se dá quanto maior for a consciência e a organização do seu plano de treinamento. Analise seu treino com sensatez, para que ele seja coerente e prudente, buscando desenvolver a força resistente, o que é chamado nas academias e nos ginásios de RML: resistência muscular localizada. É justamente este tipo de trabalho que prepara os grupamentos musculares de forma gradativa para que o ciclo do treinamento possa evoluir para o desenvolvimento das capacidades de força. Por isso a orientação de um profissional é essencial. Ela considera fatores como idade, sexo, condições físicas e orgânicas do praticante e outros detalhes básicos para o êxito.

Avalie seu condicionamento físico e melhore seus resultados.

Não há milagre para o ganho de massa muscular

Se o seu conceito de força muscular fica nos músculos saltados, deixo aqui mais um argumento para que você reflita sobre: esse resultado se dá por um processo de malhação bastante específico e extremamente focado no objetivo. E saiba: nem sempre isso é funcional, ou seja, o ideal para o seu estilo de vida, para os movimentos que você executa em sua rotina. O que muita gente também desconsidera ao buscar este tipo de resultado são: tempo livre para treinar, dedicação empregada, alimentação extremamente regrada. Acredite, é quase um sacerdócio (Então, veja bem! Não se frustre ou tente resultados milagrosos. É preciso ter uma dura disciplina. Por isso, cada um opta por aquilo que quer e lhe convém).

Após esta reflexão, pergunto: Quer fazer valer cada gota do seu suor?

  • “Malhe” (vou me referir ao treino desta forma) para que seu corpo lhe dê respostas rápidas em tudo aquilo que fizer;
  • Pense no que tem importância para você e veja que sua atividade física é aplicável em quase tudo, como: aguentar um pique rápido, carregar sacolas de compras, até mesmo aguentar uma festa até o final sem perder a elegância para o cansaço;
  • O corpo envelhece a cada hora que passa, fato. E, não se engane, ele é como uma grande máquina e, como tal, precisa de manutenção. Musculatura em ordem significa manter o metabolismo básico em bons níveis (Fator que ajuda na queima de gordura corporal. Veja só, você que deseja emagrecer);

Para cada gota de suor derramado, um viço a mais na pele e no olhar. Ah, e o principal ganho: disposição para a vida!

Malhe! Malhe sim! Mas malhe para ganhar mais confiança diante de qualquer intempérie, para tornar-se mais seguro nos passos, nas decisões, nas conquistas... Malhe para passar a melhor imagem, aquela que é você chegando em qualquer ambiente cheio de vida. 

I M - B A  - T Í - V E L!

Gostou? Veja outras dicas para seus treinos aqui e fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

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trabalho de força
musculação
definição muscular
ganho de massa
personalidade

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