Exercícios e Treinos

07/06/2015 05:15 - Atualizado em 21/11/2016 02:41

Tango: Caia nessa dança sedutora e emocionante

Dança pode ser uma ótima opção para melhorar a saúde física, mental e social.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você está procurando uma atividade para melhorar a forma física, conquistar bem-estar e de quebra esquentar a relação com o parceiro? Então o tango é a pedida certa para você. Conhecida por sua postura firme e seus passos sedutores, essa dança traz benefícios para a saúde física, mental e social.

Além de ser um exercício para fortalecer os músculos, melhorar o condicionamento físico e aumentar a autoestima, a dança argentina também proporciona momentos de diversão e descontração para os participantes.

tango

Benefícios de dançar tango

Hoje em dia o tango é visto como um show de entretenimento, com passos rápidos e executados por artistas profissionais. Mas existe também a modalidade social, que permite que qualquer pessoa aprenda a dança argentina. Os movimentos trabalham o corpo de forma espiral, induzindo um alongamento que dá mais espaço às articulações.

Esse movimento se inicia na região dos ombros, passa pela bacia e chega aos pés, percorrendo todo o eixo vertical da parte de cima do corpo. Com isso, melhora a postura e tonifica os músculos, ajudando também no desenvolvimento do sistema circulatório e cardiovascular.

A modalidade alivia o estresse e a ansiedade, pois libera endorfina e relaxa o corpo e a mente. Ajuda, ainda, na capacidade de concentração e proporciona a interação com outras pessoas, melhorando o trabalho em equipe e o respeito ao outro.

tangoO tango promove a desinibição e a autoconfiança, aumenta a autoestima e melhora o equilíbrio, a estabilidade, a flexibilidade e a coordenação motora.

Além de todos esses benefícios para a saúde, também é uma forma de melhorar a relação.

A dança pode ser usada para seduzir o parceiro, ou ainda como uma atividade de lazer para fazerem juntos, aproximando ainda mais o casal.

É considerada revigorante e aumenta a paixão, esquentando o relacionamento e descobrindo novas habilidades.

Conheça as origens da dança

O tango surgiu no final do século 19, nas periferias da Argentina. As suas origens estão ligadas aos prostíbulos e bordéis de Buenos Aires, onde havia grande presença masculina de imigrantes europeus.

Com a mistura de várias sonoridades e ritmos de danças de salão, essa modalidade logo conquistou as classes do país e chegou até a Europa.

Os acordes e melodias eram produzidos por violão, violino e flauta, que depois foi substituída pelo tradicional bandoneon. A música tem características de tristeza e saudade, trazendo um ar de nostalgia para a dança, que é interpretada com muito sentimento pelos bailarinos.

Em geral, o ritmo é dançado em linha (ronda), com uma postura cerrada, peito com peito, ou face encostada. No entanto, atualmente existem variações do tango que permitem dançar numa posição mais aberta e livre, possuindo influência de outros ritmos.

De qualquer maneira, o que não muda é que essa dança continua emocionante e arranca suspiros até mesmo de quem assiste.

Que tal se arriscar nos passos do tango? Deixe seu comentário! E lembre-se que sempre há novidades de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dança
sedução
postura
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ