Exercícios e Treinos

26/10/2015 10:24 - Atualizado em 05/12/2016 05:52

SUP yoga: Um jeito novo de ficar em forma

Em contato direto com a natureza, os participantes desenvolvem consciência corporal e se divertem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Encontrar o equilíbrio mental e corporal, manter a forma e, ainda, divertir-se muito é a proposta do Stand Up Paddle yoga, mais conhecido como SUP yoga. A modalidade traz os exercícios clássicos para cima da prancha.

A atividade já é bastante conhecida no exterior e, ao que tudo indica, chegou a vez do Brasil, seguindo a própria popularização do stand up paddle. O exercício exige equilíbrio, força e disciplina, oferecendo uma série de benefícios para a qualidade de vida.

sup yoga bianca guimaraes

Entenda o SUP yoga

A atleta de stand up paddle Bianca Guimarães, da SUP Yoga Brasil, é um das precursoras dessa modalidade de meditação no país. Segundo ela, o método chegou para integrar a arte da concentração e do equilíbrio com a natureza.

"Ele está rapidamente se tornando uma nova prática para se obter uma boa condição física e espiritual. Consciência corporal para a vida toda!", comenta Bianca.

O SUP yoga despontou no Caribe e na Califórnia, em meados de 2009. "No Brasil, o exercício começou em 2012, mas foi mesmo em 2013 que se espalhou de uma forma incrível. A maior concentração no país está nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul", conta a atleta.

[[saiba_mais]]

A aula tem duração de uma hora, contando com um alongamento inicial fora d’água. Depois, todas as posturas (asanas) são trabalhadas em cima da prancha de stand up paddle. "Podemos aprofundar a aula com técnicas de relaxamento e até mesmo de meditação e respiração, usando mantras e mudras da SwáSthya Yoga, modalidade técnica da Yoga Antiga", afirma.

A instrutora acredita que a melhor parte é o final da aula - o grande desafio -, quando duas pessoas ficam na mesma prancha, alongando e trabalhando a flexibilidade. "Só alegria e muita diversão", adiciona.

O SUP yoga pode ser praticado em lagoas, rios, mares de águas calmas e até em piscinas"Não há equipamentos específicos, apenas a prancha e o remo são fundamentais, pois podemos fazer todo o alongamento com o auxílio dele", explica Bianca.

bianca fazendo sup yoga

A atleta lembra que não existem competições de SUP yoga. O que ocorre são as coreografias de Swasthya Yoga. Elas aparecem como uma forma de demonstração do que se pode alcançar com dedicação e persistência na prática da modalidade.

Benefícios da modalidade

Bianca afirma que os benefícios para a saúde e para a qualidade de vida são muitos. "Além de proporcionar um maior contato com a natureza, o SUP yoga trabalha e fortalece todos os grupos musculares do corpo, melhora a postura, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, além de combater o estresse", esclarece.

Vale lembrar que, além de tudo isso, abdômen sarado, braços e pernas mais definidos e muito bem-estar são alguns dos resultados conquistados pela modalidade.

sup yoga com bianca guimaraes

Vai experimentar a novidade? Lembre-se de procurar acompanhamento profissional para a sua segurança. Não deixe de nos contar o que você achou desse tipo de yoga! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ