Exercícios e Treinos

16/04/2015 10:44 - Atualizado em 08/11/2016 10:31

SUP: Veja dicas para subir na prancha e aproveite

O stand up paddle surgiu na década de 1940, no Havaí, e virou moda nas praias brasileiras.

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Redação

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Envolvendo uma prancha e remos, o stand up paddle, ou SUP, para os íntimos, é uma atividade que exige equilíbrio. O esporte compreende o trabalho físico de membros superiores e inferiores dentro do mar. Existente desde os anos 1940, quando foi criada no Havaí, a prática virou mania nas praias brasileiras, por garantir adrenalina e diversão. 

sup

Modalidades do SUP

Ao contrário do que muitos pensam, o SUP não envolve apenas as remadas na praia. Podendo ser praticado até mesmo em riachos, o exercício abrange velocidade, trajetos animados e muitos benefícios para o corpo. Confira quais são as principais modalidades do stand up paddle.

Wave

Parecida com o surfe, a modalidade reúne as características principais do esporte com prancha clássico, contando apenas com a adição de um remo. Possibilitando o desbravamento do mar, essa prática conta com remo e pá pequenos, produzidos de material leve e resistente, fácil de levar.

Race

É a modalidade para quem gosta de velocidade. Para vencer os embates, você deve ultrapassar os seus adversários, chegando na linha de chegada o mais rápido possível. Existem diversas provas para testar os atletas, envolvendo força e técnica.

Freestyle

Utiliza manobras a partir da força corporal. Deve ser praticada por indivíduos que curtam atividades mais enérgicas e que estejam à procura de momentos divertidos.

Rafting

É parecida com a modalidade feita com botes infláveis em córregos e riachos. É a atividade mais perigosa, já que pode ocasionar quedas e machucados.

Benefícios do SUP

É livre

Até crianças e idosos podem praticar. Por compreender a segurança do leash (pulseira de pé ligada à prancha), o SUP é considerado simples e fácil. Para praticar, aulinhas para conhecer o esporte são necessárias.

Belas paisagens

Além de gastar muitas calorias, você se deleita com belíssimas paisagens. A dica, para recarregar as energias, é separar pelo menos uma hora por semana para se divertir e encantar-se com o espetáculo da natureza.

Gasto de calorias

Abrangendo o equilíbrio e a força das pernas e braços, o SUP trabalha os músculos do abdômen, das pernas, dos glúteos, dos ombros, dos braços e do tríceps. Para aumentar a sua força, a dica é apostar na prática semanal de musculação.

Recuperação de lesões

Sem impacto, o SUP ajuda na recuperação de lesões nos tornozelos e nos joelhos. Para não apresentar problemas musculares e nas articulações, faça uma avaliação médica completa.

Dicas importantes

Aplique protetor solar

Você já sabe, mas vale a pena lembrar: use protetor solar. Ele é importante para manter a sua pele protegida dos raios que podem causar câncer e queimaduras. Para garantir a proteção, leve a embalagem e deixe com os seus amigos na beira da praia.

Alimente-se bem

Coma alimentos leves, como arroz integral e proteínas magras, antes de ir para o mar. Jamais escolha as opções mais pesadas e gordurosas, já que elas podem prejudicar o seu desempenho.

Fique de olho no clima

Escolha dias bons, com clima ameno e sem chance de chuva. Jamais vá para o mar durante uma tempestade. Na dúvida, verifique sites e aplicativos de previsão do tempo.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E aproveite para conferir nosso especial Você Mais Saudável - Corpo. Você já sabe: sempre tem novidade aqui no Vivo Mais Saudável.

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