Exercícios e Treinos

14/01/2016 11:00 - Atualizado em 14/07/2016 09:38

Subir escadas pode empinar o bumbum! Veja outros benefícios

Além de deixar as pernas torneadas e queimar calorias, a atividade contribui para a prevenção de doenças crônicas.

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Redação

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Na hora de deixar o sedentarismo de lado, vale tudo, inclusive subir escadas em vez de pegar o elevador. O exercício pode ser um excelente complemento para o treino, oferecendo resultados positivos para o corpo e a saúde.

A atividade ajuda a emagrecer e a definir e fortalecer a musculatura do bumbum e das coxas. Interessou? Confira outros benefícios desse hábito saudável e saiba por que ele deve fazer parte da sua vida.

pés que vão subir escadas

Subir escadas deixa o treino mais completo

Subir escadas é uma maneira de exercitar o corpo e melhorar a saúde do organismo. Porém, não adianta apenas trocar o elevador por dois ou três degraus e achar que o treino do dia está feito.

Para desfrutar dos benefícios da atividade, o ideal é montar uma sequência de exercícios para o dia a dia. Vale intercalar velocidades mais rápidas e mais lentas e, ainda, completar o circuito com agachamentos, corrida e abdominais.

O resultado? Queima de calorias e eliminação da gordura. Um estudo realizado pela University of Roehampton, no Reino Unido, concluiu que subir cinco lances de escadas, cinco vezes por semana, pode queimar cerca de 300 caloriasO exercício aeróbico também contribui para deixar os glúteos mais definidos - minimizando, inclusive, a celulite - e as coxas mais torneadas.

É preciso ter atenção para o tipo de calçado utilizado durante a atividade, pois, como o impacto é constante, há o risco de lesões. Subir escadas como treino não é recomendado para quem tenha problemas nas articulações, sensibilidade ao impacto ou dificuldades respiratórias ou cardíacas. O ideal é consultar um educador físico para checar as recomendações individuais do exercício.

[[saiba_mais]]

Mais saúde para seu organismo

Não é apenas a estética que sai beneficiada pela prática. O organismo também melhora bastante com esse hábito, a começar pelos músculos fortalecidos.

Ao elevar o ritmo cardíaco no ato de subir escadas, o praticante colabora para prevenir problemas como hipertensão, obesidade e artérias obstruídas. Além disso, a atividade permite minimizar as chances de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Usar as escadas ainda contribui para a melhora da saúde mental, pois, ao ao praticar o exercício, o cérebro libera endorfinas, substâncias responsáveis pelo controle dos níveis de estresse e de ansiedade. Isso melhora significativamente a qualidade de vida e o bem-estar do praticante.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2013, o sedentarismo atinge quase a metade de população brasileira, sendo o estopim para diversas doenças. Com pequenas mudanças no dia a dia, é possível garantir mais saúde para o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Que tal substituir o elevador pelas escadas? Desfrute dos benefícios do exercício e conquiste um corpo bonito e em forma! Aproveite também para continuar de olho nas dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

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