Exercícios e Treinos

20/01/2016 04:00 - Atualizado em 02/12/2016 07:59

Sissy squat turbina seu treino de pernas

O exercício deve ser praticado por alunos experientes e com forças nas pernas.

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Redação

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Perfeito para quem deseja garantir novos estímulos para o quadríceps, o sissy squat é espécie de agachamento recomendada para experientes. Capaz de trabalhar nove músculos ao mesmo tempo, essa opção de atividade pede aquecimento e muita prática. Se você já é adepto de atividades físicas e quer transformar o shape, aposte nessa alternativa!

Segundo a professora Natália Bruzzone, da academia Smart Fit, o sissy squat deve ser executado em uma máquina apropriada para deixar a perna, a região da panturrilha e a tíbia presas. “O movimento é simples: o início é em pé e o fim é na anulação de 90 graus dos joelhos”, explica.

Por ser mais elaborado e demandar bastante consciência corporal, o exercício pede sempre o auxílio de um professor. Entenda como executá-lo sem riscos. 

mulher treinando para o sissy squat

Como praticar o sissy squat

Se você começou a treinar na semana passada e já está pensando em investir no sissy squat, esqueça. Esse exercício, se executado de maneira incorreta, pode causar lesões e, até mesmo, quedas. O ideal é que você se esforce no treinos de pernas e melhore o seu condicionamento físico até que esteja pronto para a próxima etapa.

Esse agachamento deve ser praticado apenas por pessoas que já treinem há bastante tempo. “É indicado para um aluno que já tenha uma experiência com treinos e tenha força no quadríceps para realizá-lo”, lembra Natália.

O exercício pode ser executado apenas com o peso do corpo ou então com carga adicional. Você escolhe. É importante reiterar, porém, que o exagero pode levar à realização incorreta do movimento. Não tente impressionar os colegas da academia!

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Para praticar o sissy squat de maneira segura, você deve apoiar as pernas no aparelho específico. Fique com os pés afastados na largura dos ombros. Encoste uma de suas mãos no aparelho. Ele será o seu apoio. Fique na ponta dos pés e incline-se para trás. Os músculos do abdômen, do quadril e da lombar devem permanecer contraídos. Volte à posição inicial.

Assim como qualquer outra atividade física, o sissy squat deve ser acompanhado por um profissional. Somente ele pode recomendar a quantidade de séries e repetições mais adequada para o fortalecimento dos seus músculos. Treinar sem a supervisão de um professor de Educação Física é um risco para a sua saúde.

Cuidados com o sissy squat

É importante deixar esse exercício para a etapa final do treino. Ele necessita do aquecimento da musculatura das pernas e das articulações do joelho.

Lembre-se: você sempre deve ficar na ponta dos pés. Essa é a posição correta para que não exista sobrecarga nos joelhos.

Manter o core contraído é um dos segredos para a execução do movimento. Se possível, utilize um cinto de proteção no abdômen para potencializar os resultados e evitar lesões.

Que achou das dicas? Pronto para encarar o desafio? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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