Exercícios e Treinos

27/09/2015 08:07 - Atualizado em 02/12/2016 03:35

Simulador de caminhada é prático para perder peso

O equipamento é fácil de usar e não causa impacto nas articulações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem já frequenta academia deve ter ouvido falar desse aparelho, que ajuda muito os que precisam perder ou manter o peso. O simulador de caminhada é um equipamento que, apesar de exigir bastante da musculatura, é prioritariamente usado para exercício aeróbico.

Além de ser fácil de usar, não requer muitos ajustes e nem prática. “Basta que a pessoa suba nele e comece a se exercitar”, afirma o educador físico Daniel Becker, da Sprint Academia, de Novo Hamburgo-RS. Segundo ele, em alguns modelos, ainda é possível alterar a carga, ou seja, determinar se o praticante precisa fazer mais ou menos força para se movimentar.

Simulador de caminhada substitui exercícios

mulher no simulador de caminhadaComo se trata de um equipamento usado para exercício aeróbico, o simulador de caminhada pode perfeitamente substituir ou complementar outras atividades físicas, tais como a caminhada, a corrida, a natação ou a pedalada.

“Basicamente, ele melhora o condicionamento físico e o funcionamento do sistema cardiovascular e do sistema circulatório. Ainda, reduz a gordura corporal”, comenta o educador físico.

O uso desse equipamento também não provoca impacto significativo, garantindo a preservação das articulações.

Apesar de tantas boas referências, Becker chama atenção para alguns cuidados que os usuários do simulador de caminhada precisam ter.

Os riscos, segundo ele, não estão ligados diretamente a esse tipo de exercício, mas à frequência e à intensidade com que a pessoa fará a atividade.

Equipamento deve ter uso supervisionado

Por isso, é fundamental que haja orientação de um professor de Educação Física para que os riscos sejam minimizados e se tenham maiores resultados com a prática no simulador.

Aliás, ressalta Becker, nenhum tipo de atividade física deve ser praticado sem a orientação e supervisão de um profissional qualificado. Os riscos de lesões ou outras complicações de saúde são ainda maiores quando a pessoa decide começar uma rotina de exercícios por conta própria.

Não há restrições para usar o simulador de caminhada. Porém, é sempre necessário conhecer os próprios limites. “É preciso respeitar a individualidade biológica de cada um. Costumo dizer que não há exercício errado e sim contraindicado, ou seja, o que pode ser bom para uma determinada pessoa pode não se aplicar às demais”, comenta o educador físico.

Saiba Mais
Natação emagrece: Confira 5 benefícios desse esporte
Treino de lombar previne lesões na academia
Caminhada e corrida proporcionam benefícios diferentes

Outro aspecto importante que deve ser levado em conta na busca pelo peso ideal é, sem dúvida nenhuma, a alimentação. Assim como você deve procurar um educador físico para orientar a prática de exercícios, um nutricionista ou nutrólogo pode ajudá-lo a montar um cardápio equilibrado e saudável.

Quais são seus exercícios aeróbicos favoritos? Já testou o simulador de caminhada? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
aeróbico
perder peso
academia
baixo impacto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ