Exercícios e Treinos

05/09/2015 07:45 - Atualizado em 06/12/2016 08:48

Simples assim: Polichinelo ajuda a perder medidas

Muito utilizado como exercício de aquecimento, o polichinelo também atua na queima da gordura localizada.

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Redação

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Diminuir aquelas gordurinhas localizadas tão indesejadas parece complicado, mas não precisa ser. Os exercícios aeróbicos como o polichinelo, por exemplo, são simples de executar e promovem bons resultados para a região do abdômen.

Se a rotina está corrida, não arranje desculpas. A boa alimentação e as atividades físicas andam juntas em direção ao corpo saudável. O polichinelo pode ser feito em casa, sem o auxílio de aparelhos, e ainda serve como aquecimento ou exercício intercalado entre caminhadas e corridas.

pessoas no parque fazendo polichinelo

Vantagens do polichinelo

Muito utilizado em aulas de Educação Física na escola e em treinamentos militares, o polichinelo é uma combinação de movimentos de braços e pernas com pulos que separam seus dois pés enquanto você está no ar. Pela simplicidade do ato, é um exercício que não necessita de acompanhamento profissional, nem de acessórios. E o melhor: qualquer pessoa pode praticar.

Além disso, quando a alternativa é utilizada junto a outras atividades de resistência muscular, as chances de você queimar aquelas gordurinhas indesejadas aumentam. Você pode começar aos poucos: o exercício pode ser praticado em três ou quatro séries, de 15 a 20 repetições em cada uma.

O polichinelo atua na manutenção da resistência dos músculos dos braços e das pernas, assim como na parte cardiovascular e respiratória. Ao realizar os movimentos, você mexe todo o corpo. Caso você não tenha acesso a bicicleta ou esteira, ou não goste de musculação, essa atividade é uma das opções mais simples para executar em casa.

infografico polichinelo

Como fazer polichinelo

Apesar de simples, o exercício exige cuidado na postura corporal. Para dar início a qualquer atividade física, é importante alongar-se, principalmente braços e pernas. Certifique-se também de que você esteja em uma superfície plana e que a coluna esteja ereta.

Com as pernas unidas e esticadas, forme um ângulo de 90 graus com os pés. Em seguida, flexione os joelhos e estenda-os de leve para dar impulso ao corpo. Procure não exagerar nesse primeiro impulso para que a atividade não comece acelerada e você canse rapidamente.

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Ao decorrer da repetição dos movimentos, vá aumentando a velocidade. É importante que, ao abrir as pernas, os braços se fechem logo acima da cabeça. Caso você perca a sincronia dos movimentos, pare e recomece sua contagem.

O polichinelo pode ser ótimo para aquecer os músculos antes de outras atividades, como corrida ou musculação, por exemplo. Porém, como em qualquer outro treino, não abuse da pratica diária. Não tente compensar seu tempo parado com grandes quantidades do exercício.

Exercitar-se deixa você mais disposto para o trabalho, os estudos e as demais atividades do dia. Não esqueça de ingerir pelo menos dois litros de água diariamente e de controlar a respiração durante os exercícios. Em excesso e com descuidos, você pode sentir fadiga muscular, tontura e até mesmo falta de ar. Por isso, respeite seu limite.

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aeróbico
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resistência muscular
braços e pernas

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