Exercícios e Treinos

11/08/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 12:58

Sem tempo para fazer exercício? Confira truques para se manter em forma

Se você fica sem tempo para fazer exercício, vai gostar das nossas dicas.

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Redação

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Com a rotina do dia a dia, a maioria das pessoas acha que não tem tempo para fazer exercício. Se você é uma dessas pessoas, vai começar a mudar de ideia com os nossos truques.

Sem tempo para fazer exercícioSem tempo para fazer exercício?

Realizar exercícios físicos vai muito além da estética. É um modo de conquistar uma vida mais saudável. Atualmente, muitas pessoas sofrem de obesidade, hipertensão e outros problemas de saúde causados pelo sedentarismo.

Por isso, separamos algumas dicas de como sair do sedentarismo mesmo estando sem tempo para fazer exercício.

E a primeira é ir de bicicleta ao trabalho. O que acha? Pedalar queima calorias, reforça a musculatura dos membros inferiores, melhora o sistema cardiovascular e aumenta a resistência física.

Comece com atividades curtas

Realizar exercícios é questão de costume. Você precisa começar aos poucos com pequenas atitudes. Experimente andar mais a pé. Não precisa ser muito tempo, você pode caminhar 20 minutos de manhã e 20 minutos depois do almoço ou à noite.

Desse jeito, você nem vai sentir que está sem tempo para fazer exercício. Outra atitude que também pode ajudar é se deslocar a lugares próximos a pé (como ir ao trabalho e buscar o filho na escola).

Mantenha a regularidade nos exercícios físicos

Muitas pessoas se empolgam, iniciam os exercícios físicos e depois de uma semana, desistem. O importante ao praticar uma atividade física, qualquer que seja, é cumprir certa rotina. Se você realizar o exercício só uma vez por semana, vai acabar se sobrecarregando naquele dia, já que seu corpo estava acostumado ao sedentarismo. Os resultados são muito melhores para quem se exercita um pouquinho a cada dia, do que para aquelas pessoas que se sobrecarregam em um dia só.

Use mais as escadas

Quantas vezes você utiliza o elevador do seu prédio ou do escritório? A maioria das pessoas acaba não fazendo uso das escadas. Mas saiba que descer e subir escadas gasta muitas calorias! Uma pessoa que subir 16 andares de escada em um dia (e não precisa ser de uma vez só) pode gastar até 210 kcal. Melhor deixar o elevador de lado, não é?

Sem tempo para fazer exercício
Subir alguns andares de escada não faz mal a ninguém. Foto: Shutterstock

Faça exercícios no trabalho

Se você usa a desculpa que está sem tempo para fazer exercício, ocupe alguns minutos do seu horário de almoço para alguma atividade no trabalho. Pode ser alguma atitude simples: caminhar em volta do estacionamento, descer e subir escadas, fazer alongamentos. Você vai se sentir muito mais disposto para trabalhar depois de fazer de quaisquer dessas atividades.

Sem tempo para fazer exercício
Alongamento é o mínimo de exercício que você pode fazer no trabalho. Foto: Shutterstock

Limpe a casa

Isso é unir o útil ao agradável. Limpar a casa é uma atividade ótima para queimar calorias e para quem está sem tempo para fazer exercício. Esfregar o chão, varrer, passar roupa, arrumar a cama, passar aspirador - todas essas atividades fazem você se mexer. Para ajudar nessa hora, pense que você está realmente se exercitando. Você pode inclusive contrair o abdômen enquanto se abaixa para limpar o chão e "levantar peso" com algum produto de limpeza.

Motive-se

Para realizar atividades físicas todos os dias, você precisa de motivação. Assista vídeos no Youtube de sequências de exercícios que você pode fazer em casa. O melhor de tudo é que praticar exercícios em casa possibilita a você se exercitar assistindo a um filme, novela ou o DVD de sua banda favorita.

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