Exercícios e Treinos

26/10/2015 11:27 - Atualizado em 28/11/2016 02:32

Sem parar! Entenda os princípios da ashtanga yoga

Dinamismo é a palavra de ordem do método, mas sem perder a serenidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você nunca experimentou yoga por achá-la muito parada, talvez mude de ideia com a ashtanga yogaRúbia Paião, instrutora da modalidade e praticante há mais de 12 anos, explica que esse método é bem mais agitado que outros tipos. Os praticantes precisam de muita disposição, consciência e disciplina para encontrar o equilíbrio entre a força e a paz interior.

mulher em postura de ashtanga yoga

Conheça a ashtanga yoga

O preceito da ashtanga yoga é aliar o dinamismo à prática das posturas psicofísicas, as chamadas asanas. Os movimentos são os mesmos de outros tipos de yoga, mas os praticantes vão alternando os exercícios de maneira fluída e sem intervalos.

Rúbia lembra que o precursor desse método foi o indiano Sri Tirumalai Krishnamacharya. Depois, a modalidade continuou sendo difundida mundialmente pelo discípulo Sri K. Pattabhi Jois.

Assim como em outras formas de yoga, a meditação está associada à respiração e aos movimentos, de forma que o praticante atinja o equilíbrio e desenvolva uma maior consciência corporal. Além disso, a respiração correta possibilita que a energia flua de melhor maneira por todo o corpo, atingindo, inclusive, todos os chakras.

A forma dinâmica da ashtanga yoga fortalece os músculos, as articulações e os ossos, além de preparar o corpo para a meditação. O método possibilita que o praticante conheça melhor seus limites, conferindo ainda mais disposição, equilíbrio e força para as tarefas do dia a dia.

Apesar de todo esse agito, instrutores e praticantes garantem: é possível atingir a tranquilidade e a serenidade por meio da ashtanga yoga.

Saiba Mais
Desafie seus limites com posições de yoga
Yoga na gestação, instrutor explica benefícios
Fique por dentro dos benefícios da yoga para terceira idade

Benefícios da yoga para a saúde

A yoga pode ser praticada por qualquer pessoa, de crianças a idosos. A ashtanga, em especial, é ainda mais eficaz para quem queira uma atividade para tonificar o corpo e adquirir mais definição. Tudo isso, é claro, aliado a equilíbrio mental e emocional.

Cada uma das posturas age em grupos musculares específicos. Como são realizadas sequencialmente, sem intervalos, garantem perda calórica e condicionamento físico. Os praticantes também desfrutam de melhoras na respiração, na força, na flexibilidade e na postura corporal.

Menos dores musculares e articulares e mais prazer durante as atividades físicas: é isso que promete a ashtanga yoga. Algumas sessões já mostram resultados positivos. Que tal experimentar? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para ficar de olho em outras dicas de bem-estar e saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
consciência corporal
queima calórica
definição muscular
força muscular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ