Exercícios e Treinos

30/11/2015 01:30 - Atualizado em 31/12/2016 06:29

Sem mistério: Veja como deve ser o treino para iniciantes

O corpo deve se adaptar aos poucos às cargas e aos pesos da academia.

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Redação

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Tem gente que até pensa em tomar a iniciativa, mas fica com medo do que está por vir. Dores, cansaço e falta de disposição são comuns após um treino para iniciantes. Porém, aos poucos o corpo se acostuma aos pesos e às cargas, melhorando o condicionamento físico, garantindo força muscular e, claro, secando as gordurinhas.

Se você não tem intimidade com halteres e nunca caminhou numa esteira, está mais que na hora de começar. Segundo a professora de Educação Física Aline Gouveia, da Fórmula Academia de São Caetano do Sul-SP, o principal benefício da atividade física é melhorar a saúde e a qualidade de vida dos alunos.

Além de trazer bons resultados para o shape, como músculos marcados e durinhos, “um corpo mais forte fica menos propenso a quedas e lesões", explica a professora. Além disso, há "melhora da coordenação motora intramuscular e da locomoção". Veja como começar.

mulher na bola de pilates suando no treino para iniciantes

Exercícios de um treino para iniciantes

Como o nome já diz, um treino para iniciantes diz respeito apenas ao desenvolvimento inicial dos exercícios, e é mantido por um período curto. Como uma adaptação à nova rotina, ele garante que o seu corpo esteja pronto para novos movimentos e estímulos.

De acordo com Aline, as máquinas devem ser priorizadas. Elas trazem mais estabilidade e minimizam as chances de erro na execução dos movimentos. Os exercícios multiarticulares e de grupos grandes, como quadríceps, peitoral e dorsal, são os mais importantes e devem ser estimulados semanalmente.

Entre os exemplos de exercícios multiarticulares está o famoso leg press, que estimula principalmente os membros inferiores. O supino vertical, a remada e o desenvolvimento articulado também são boas dicas. Eles trabalham diversas articulações ao mesmo tempo, garantindo o estímulo harmonioso do corpo.

Dos exercícios monoarticulares, os recomendados pela professora são as cadeiras extensora e flexora, que também trabalham os músculos das pernas.

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Potencialize o seu treino

Se você quer bons resultados para o verão, não esqueça de manter alguns cuidados. Além de ir à academia regularmente, você deve controlar a sua alimentação e hidratar o corpo com bastante água. Confira outras dicas para que seu treino de iniciante vire logo um treino pesado: 

- Alimente-se de três em três horas

- Dose boas quantidades de proteínas e carboidratos em suas refeições principais

- Dê preferência para "comida de verdade" e descarte os lanches prontos ou congelados

- Elimine refrigerantes e sucos industrializados de sua alimentação

- Evite também chocolates, balas, salgadinhos e opções ricas em gordura

- Tenha uma garrafinha de água sempre consigo

- Pratique exercícios aeróbicos para aumentar o emagrecimento

- Conte sempre com a ajuda do seu instrutor de academia e siga corretamente o plano de exercícios.

Nunca é tarde para começar o #projetoverão. Como anda o seu? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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condicionamento físico
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malhação com aparelhos

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