Exercícios e Treinos

01/08/2014 03:30 - Atualizado em 07/12/2016 02:30

Sem dor na coluna: Aprenda a corrigir a postura

Exercícios para corrigir a postura podem ser feitos em casa ou no trabalho.

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Redação

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Corrigir a postura é essencial para que seja mantida a saúde dos sistemas muscular, ósseo e das articulações do nosso corpo. Seja no trabalho, no trânsito ou até mesmo em nossos momentos de repouso, os vícios de postura e a repetição exaustiva de determinado tipo de movimento podem acarretar problemas relacionados à coluna, como uma dor forte que pode se tornar crônica e até mesmo lhe deixar incapaz de realizar algumas atividades.

Como corrigir a postura

Veja exemplos de situações práticas do cotidiano que poderão orientar você a corrigir a postura no trabalho e em casa:

corrigir a postura
Cuidados simples ajudam a garantir postura correta ao longo do dia. Foto: Shutterstock

Na frente do computador, muita gente se distrai e acaba esquecendo de cuidar da postura. Quem trabalha sentado o dia inteiro, por exemplo, pode passar horas em uma posição incorreta e acabar comprometendo, a longo prazo, a saúde da coluna. 

Longe dos meios eletrônicos, também não dá para se descuidar:

- Evite erguer cargas que representem mais de dez por cento do seu peso

- Tente não ficar em uma postura estática, seja ela em pé ou sentada, durante muito tempo

- No trabalho, busque recostar-se na cadeira com a espinha ereta e, caso o ambiente não ofereça ergonomia, não hesite em comunicar ao seu gerente.

- Faça exercícios simples como ir ao banheiro ou beber água ao menos de hora em hora.

Uma postura correta, somada aos exercícios, trarão ainda maior qualidade para a sua vida. Abusar de sua coluna, pelo contrário, vai prejudicar sua saúde e até sua imagem pessoal:

corrigir a postura
Corrigir a postura também nos deixa mais bonitos e saudáveis. Foto: Shutterstock

Conheça alguns exercícios para corrigir a postura

Além de cuidar de sua postura durante o dia, você pode realizar alguns exercícios para fortalecer e alongar os músculos da região. Veja abaixo alguns deles:

- Alongamento

Fique de frente para a parede e estenda o braço direito colocando sua mão contra o lado da parede. Gire seu corpo para o lado esquerdo e se incline para frente até que você perceba que os músculos do peito e ombro estão sendo alongados. Mantenha o braço na linha do ombro. Segure por 30 segundos e troque o lado. Repita o exercício três vezes de cada lado.

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Exercícios simples ajudam a corrigir a postura e a evitar dores nas costas. Foto: Shutterstock

- Flexibilidade

Outro exercício para corrigir a postura pode ser uma massagem profunda nos músculos do peitoral utilizando uma bola de massagem ou bolinha de tênis. O exercício ajuda a restaurar a flexibilidade destes músculos. 

Segure a bola com as duas mãos, pressionando contra o peito e a rolando lentamente. Massageie por 30 segundos em cada lado. Passe também nas costas, de lado a lado, com uma mão de cada vez ou apoiando na parede.

corrigir a postura
Bola de massagem auxilia a corrigir a postura e a mantê-la corretamente. Foto: Shutterstock

- Massagem com espuma

Outra técnica que pode ser utilizada para corrigir a postura é rolar em um cilindro de espuma. Esta massagem ajuda a solucionar o problema de ombros arredondados. Ponha o cilindro no meio das costas, logo abaixo dos ombros. Dobre os joelhos e mantenha os pés plantados firmemente no chão, com as mãos colocadas atrás da cabeça.

Depois erga os quadris e role para frente de modo que o cilindro percorra as suas costas e em seguida coloque os quadris de volta no chão. Repita até que o rolo chegue quase abaixo do seu pescoço. Onde suas costas estiverem mais rígidas, faça o exercício mais intensamente de dez a quinze segundos.

- Fortalecimento de músculos

Deitado no chão com as pernas na largura dos ombros e os braços estendidos em forma de "Y" sobre a cabeça, levante o tronco do chão ao mesmo tempo em que gira externamente os ombros de modo que as palmas das mãos fiquem viradas para cima. Mantenha a posição de 5 a 10 segundos e depois relaxe.

Repita o exercício de três a oito vezes. Este movimento gira os ombros para fora, estende o abdômen, estende o peito e fortalece os músculos extensores, além dos músculos superiores das costas.

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