Exercícios e Treinos

20/01/2016 11:00 - Atualizado em 06/12/2016 09:40

Saiba como inserir o turkish get up no seu treino

Exercício demanda consciência corporal, concentração e equilíbrio.

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Redação

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Um treino eficiente possibilita não só o ganho de massa magra, mas também o fortalecimento e a definição do corpo. Entre os exercícios que não podem faltar no seu treino, está o turkish get up, também conhecido como levantamento turco.

O Vivo Mais Saudável conversou com Diego Belloti, educador físico e professor na academia Bio Ritmo. O profissional tirou dúvidas sobre essa atividade e deu dicas de como aproveitar o exercício. Confira!

homem pratica turkish get up

Conheça o turkish get up

Segundo Diego, o turkish get up é um movimento bem complexo, porém muito eficiente. Trata-se de um exercício em que você posiciona um peso em uma das mãos, com o cotovelo em extensão acima da cabeça, e, partindo do chão, levanta-se, mantendo o peso na mesma posição durante todo o movimento.

"Por exigir consciência corporal para se realizar, é um exercício que traz como benefícios o equilíbrio, a força e o fortalecimento de membros inferiores e do tronco", explica.

Para uma execução correta, a pessoa começa sentada, com uma perna estendida e a outra com o joelho flexionado. Uma das mãos segura o peso acima da cabeça, com o cotovelo estendido. O outro braço serve como apoio, com o cotovelo no chão.

Na primeira fase do movimento, deve-se estender o cotovelo que está apoiado no chão, fazendo com que a mão seja agora o apoio. Após isso, deve-se levantar o quadril do chão, ficando em uma posição de três apoios.

O próximo passo começa a exigir mais equilíbrio, pois a perna, que estava estendida, deve servir como apoio atrás do corpo, onde o pé e o joelho, agora flexionado, devem se apoiar.

A etapa seguinte é tirar a mão apoiada do chão. O praticante fica em uma posição na qual um dos joelhos está apoiado no chão e o outro pé melhora a base de equilíbrio.

O último passo é tirar o joelho do chão e partir para a posição em pé. Tudo isso deve ser feito com um dos cotovelos em extensão, segurando-se o peso na mesma posição acima da cabeça. Há, ainda, a volta do movimento, que é feita nos mesmos passos, porém de trás para a frente.

[[saiba_mais]]

Acompanhamento é fundamental

Diego explica que o turkish get up é um exercício que demanda muito do praticante. Ele exige calma e força. Por isso, se você deseja começar a executá-lo, é preciso uma preparação prévia da musculatura até que a atividade possa ser incluída na rotina de treinos, conforme as suas necessidades.

Além disso, o profissional alerta sobre a importância de ter o apoio de um educador físico qualificado. Apenas um especialista poderá lhe orientar de maneira efetiva, mostrando como executar o movimento de forma correta. Isso ajuda a diminuir o risco de lesões, sobrecargas ou outros problemas de saúde.

O levantamento turco deve ser inserido em um treino variado, que trabalhe com todos os grupos musculares, o que também evita a sobrecarga de algum membro ou articulação.

Você já experimentou esse exercício? Qual a sua opinião sobre o turkish get up? Deixe um comentário! E continue de olho nas dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
força
equilíbrio
consciência corporal
levantamento turco

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