Exercícios e Treinos

29/06/2015 04:52 - Atualizado em 15/11/2016 09:12

Saiba como as músicas para correr ajudam no treino

Pesquisas revelam relação direta entre música e desempenho em atividades físicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Só consegue se exercitar ao som do seu artista favorito? Pois saiba que as músicas para correr podem colaborar diretamente com o seu resultado, estimulando o cérebro e melhorando o desempenho físico.

Pesquisas revelam que a música pode ir muito mais além do simples prazer de passar o tempo com a trilha sonora preferida. O Vivo Mais Saudável buscou informações sobre como o som pode ser um poderoso aliado durante os exercícios. Confira!

musicas para correr

Como as músicas para correr influenciam o treino

Costas Karageorghis, especialista em psicologia da música no exercício, da Brunel University, em Londres, escreveu em um dos seus artigos que a música poderia ser considerada como "um tipo de droga legal para melhora de desempenho”.

A relação entre melodias e treino já apareceu em uma pesquisa do americano Leonard Ayres, em 1911, que concluiu que ciclistas pedalavam mais rápido quando uma banda estava tocando. De lá pra cá, centenas de outros estudos comprovaram que a música pode ser uma grande incentivadora na hora de praticar atividades físicas.

Segundo uma pesquisa publicada no jornal britânico The Guardian, pessoas que escutam músicas para correr ou fazer outros exercícios têm menos consciência do esforço que estão fazendo. O estudo revelou que isso pode aumentar em até 15% a performance dos atletas.

Mover-se no ritmo da música também é uma maneira de aproveitar melhor o esforço físico. Além disso, um estudo da Frontier in Psychology, publicado em 2013, constatou que pessoas escutam música para mudar o seu humor e encontrar mais autoconsciência. Segundo os participantes, a música contribui para que possam pensar mais sobre si.

O tipo de música certo para você

Pop, eletrônica, axé ou sertaneja? Músicas para correr ideais são aqueles que levam a pessoa a sua zona de conforto. A ciência explica.

Segundo estudo publicado em 2009 na US National Library of Medicine, do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, certas canções são associadas com memórias e relacionadas ao contexto em que as ouvimos originalmente. Canalizando essa memória, a música acaba sendo uma forma de inspiração e incentivo, melhorando o desempenho físico.

Além disso, o ritmo da música também influenciará a área motora do cérebro, auxiliando os movimentos individualizados, como correr. Assim, fica mais fácil manter o ritmo na corrida e chegar ao objetivo desejado.

Uma pesquisa do Institute of Education Sciences, dos Estados Unidos, publicada em 2012, identificou os tipos principais de músicas para correr e realizar outras atividades físicas. Os estudantes universitários entrevistados citaram, em ordem, hip hop (27%), rock (24%), pop (20%) e country (12%).

musicas para correr

Confira nossas sugestões de músicas para correr superanimadas para deixar o seu treino ainda mais vibrante:

- Taylor Swift - Shake it off

- Calvin Harris - Faith

- Tiesto & DBX - Light Years Away

- Ed Sheeran - Sing

- Chris Brown & Usher - New Flame

- Calvin Harris & Ellie Goulding - Outside

- Maroon 5 - Animals

- Olly Murs & Demi Lovato - Up

- Pitbull & Ne-Yo - Time of Our Lives

- Sia - Elastic Heart.

Pronto para atualizar suas músicas para correr e começar agora mesmo o exercício? Lembre-se que atividades físicas são fundamentais para garantir mais saúde para seu corpo e sua mente. Se você tiver mais alguma sugestão para a playlist, comente aqui! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas.

TAGS
corrida
desempenho
playlist
músicas de corrida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ