Exercícios e Treinos

02/07/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 09:20

Rumo à barriga chapada: aprenda exercícios para definir o abdômen

Dá para conquistar uma barriga chapada sem sair de casa. Mas tem que levantar do sofá.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conquistar o corpo dos seus sonhos é difícil, mas não impossível. Você pode ficar com a barriga chapada se exercitando até no chão de sua casa. Só não vale no sofá.

Em busca da barriga chapada

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Deixando a preguiça de lado, o caminho até a forma física ideal é menor do que você imagina. Os exercícios para definir o abdômen são todos bem simples e não vão exigir equipamentos especiais.

Se a sua barriga é volumosa, no entanto, primeiro você precisa suar bastante para diminui-la. Correr, andar de bicicleta e pular corda são as melhores maneiras de queimar muitas calorias e reduzir a gordura em excesso do seu corpo. Depois, é hora de tonificar a musculatura com os exercícios específicos que reunimos abaixo.

Exercícios para ter a barriga chapada

Confira 6 exercícios simples que vão lhe conferir aquela barriga chapada que você tanto almeja:

Abdominais simples

É o mais básico e mais conhecido dos exercícios para definir a barriga. Deite-se no chão com os joelhos dobrados – em um ângulo de 45 graus – e as mãos atrás da cabeça. Mantenha os cotovelos para trás e fora do campo de visão. A cabeça precisa estar em uma posição neutra com espaço entre o queixo e o peito. Liderando o movimento com o queixo, movimente o peito para cima, contraindo os abdominais e levantando os ombros do chão. Lembre-se de manter a cabeça e as costas numa posição neutra.
 
Abdominal oblíquo

Nessa variação, fique na mesma posição do abdominal simples. A diferença é que, ao invés de você fazer o movimento de subida reto para frente, vai encostar o cotovelo direito no joelho esquerdo e depois o cotovelo esquerdo no joelho direito, sempre alternando um e outro. Assim você vai movimentar também os músculos laterais do abdômen.

Abdominal com perna esticada

Também é semelhante ao abdominal simples, e serve para você aumentar a força e flexibilidade do abdômen, da parte de baixo das costas, pernas e bumbum. Deite-se de costas no chão e estique as pernas. Ponha as mãos atrás do pescoço, contraia o abdômen e levante, como se tentasse ficar numa posição sentada, mas sem flexionar as pernas. Tente manter o movimento suave.

Abdominal reverso

Nesse outro tipo de abdominal você vai deitar no chão e levantar as pernas, mantendo os joelhos semiflexionados e a sola dos pés apontando para o teto. Com a perna e o abdômen, você vai fazer um movimento de contração, como se estivesse tentando empurrar o teto com a sola dos pés. Retorne lentamente para a posição inicial.

Flexão lateral

Esse é um exercício extremamente simples, que demanda pouco esforço e trabalha os músculos laterais do abdômen. Fique de pé, com os pés abertos alinhados com o quadril. Segure um halter com a mão direita e incline seu tronco para a esquerda, mantendo o braço esquerdo junto ao corpo. Depois alterne e repita os movimentos.

Elevação de pernas e tronco

Fique deitado de costas e suba lentamente o tronco e as pernas estendidas, ao mesmo tempo, até você ficar apoiado apenas nos ossos do bumbum, como se estivesse em um formato de “V”. Mantenha o abdômen contraído e as costas retas, com as mãos na altura do joelho e retorne a posição inicial.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ