Exercícios e Treinos

31/03/2015 11:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:39

Quer partir para uma corrida mais intensa? Confira 7 dicas

Para aumentar o ritmo da corrida, comece a treinar em trajetos planos e conhecidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A corrida é um exercício perfeito para quem quer liberar endorfina, o neurotransmissor conhecido como “hormônio do prazer”. Para potencializar o seu treino, além de praticar religiosamente a atividade, você deve apostar em alongamentos e numa alimentação correta.

Se você ainda não conhece os benefícios dá corrida, veja aqui o que é preciso para começar. Agora, caso o treino já tenha lhe conquistado, confira como melhorar seu desempenho e conquistar objetivos cada vez mais ousados.

corrida

7 dicas para a corrida

1. Alimente-se bem

A alimentação correta é a fonte de energia do corredor. Antes do treino, o ideal é apostar em carboidratos. Pães e frutas são a melhor opção para a corrida no turno da manhã. Se a atividade acontecer à tarde, prefira arroz integral e carnes magras. Evite fibras em demasia para não estimular demais o intestino, o que causa indisposição.

2. Hidrate-se bem

Você transpira bastante durante o seu treino? Não esqueça de repor os líquidos. A água é importante para a hidratação corporal, ajudando você a permanecer saudável e com a imunidade alta. Para treinos mais pesados, vale recorrer à água de coco e aos isotônicos.

3. Não fume

Parece óbvio, mas tem muito atleta que ainda não largou o hábito de fumar. Além de todas as consequências para a saúde, o fumo pode afetar a sua corrida. Com a respiração prejudicada, você pode apresentar tosse descontrolada e perder o fôlego com facilidade.

4. Descanse

Após um longo treino de corrida, lembre-se de priorizar o seu descanso. Dormir oito horas por noite e repousar após o treino garante a recuperação dos músculos e a renovação da energia.

5. Treine sempre

A corrida é desgastante, mas desafiadora. Para quem não está conseguindo aumentar o ritmo, a saída é apostar em mais treinos semanais. Esse complemento aumenta a resistência. Porém, é importante obedecer os limites do corpo e não exagerar, evitando lesões.

6. Alongue-se

Também para diminuir as chances de lesões, pratique o alongamento. Ele deve contemplar todas as regiões do seu corpo, garantindo um breve aquecimento para a corrida que está por vir. Após a fim do percurso, não esqueça de se alongar novamente.

7. Conheça o seu trajeto

Para aumentar do ritmo, primeiro aposte em trajetos já conhecidos.Tente correr por locais planos e com poucas subidas. Ao longo do tempo, conforme você for ganhando resistência, procure circuitos mais elaborados e desafiadores. Correr na areia da praia, por exemplo, exige um esforço extra.

Corrida: Do amador ao profissional

Para não exagerar e sofrer com as consequências, tenha o auxílio de um professor de Educação Física. Além de conhecer macetes importantes para a melhora do desempenho, ele consegue identificar quais são as suas dificuldades. Caso você não tenha condições de arcar com os custos de um personal, peça a ajuda de um dos instrutores de sua academia.

Com o tempo, você poderá inclusive participar de provas de corrida. Elas motivam os participantes a melhorarem o ritmo. Antes de partir para a inscrição, converse com o instrutor sobre as suas condições atuais. Com a avaliação, você conseguirá escolher a prova mais adequada para seu estilo e sua capacidade.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
correr
treino de corrida
nutrição esportiva
resistência física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ