Exercícios e Treinos

18/01/2015 03:29 - Atualizado em 02/12/2016 10:35

Quer entrar em forma para o Carnaval? Veja exercícios infalíveis

Você pode fazer alguns exercícios em casa para entrar em forma de maneira fácil e rápida.

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Redação

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O Carnaval está chegando e ninguém quer fazer feio na hora de sambar, não é mesmo? Se você quer entrar em forma de maneira rápida e eficaz, alguns exercícios específicos podem ajudar.

Existem movimentos simples e feitos com o peso do próprio corpo que trazem ótimos resultados. Mas além de praticar as séries regularmente e com disciplina, fazendo as repetições como indicado, manter uma alimentação equilibrada também é importante para entrar em forma.

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Veja 7 exercícios para entrar em forma

Aquecimento

Antes de começar os exercícios, é preciso fazer um bom aquecimento. Você pode fazer uma caminhada leve de 10 minutos ou, então, subir e descer escadas. Esse aquecimento não deve exigir muito esforço, pois serve apenas para preparar e aquecer o corpo, não para cansar.

Alongamentos

O próximo passo é se alongar bem para evitar lesões e dores musculares posteriores. Faça alguns alongamentos leves, principalmente nos braços, pernas e colunas.

Agachamento

Os exercícios de agachamento trabalham várias partes do corpo e, por isso, são fundamentais para entrar em forma. Para começar, fique em pé, mantenha os pés afastados e alinhados com os ombros. Mantendo o corpo reto, abaixe-se até que o quadril chegue na linha dos joelhos. Realize de 2 a 4 séries de 10 a 15 repetições, com 30 segundos de intervalo.

Se você quiser aumentar a intensidade, pode segurar halteres ao lado corpo, elevando o peso e o nível de esforço do exercício.

Avanço

Esse exercício é feito dando passos para frente, alternando os pés. Ao dar um passo à frente, você deve fazer o agachamento do quadril, até encostar o joelho no chão. Depois, repita com a outra perna. Realize de 2 a 4 séries de 10 a 12 repetições em cada perna.

Apoio na cadeira

Para fazer esse exercício, apoie as mãos na cadeira com o corpo virado de costas, como se estivesse sentada numa cadeira imaginária. Faça movimentos de agachamento para baixo, até quase encostar no chão, e para cima, até ficar com o quadril na altura da cadeira. Realize de 2 a 4 séries de 10 a 15 repetições, com 30 segundos de intervalo.

Se for necessário aumentar a intensidade, é só estender os joelhos e apoiar-se nos calcanhares.

Abdominais

Os exercícios de abdominal são ótimos para entrar em forma, pois fortalecem os músculos do abdômen e costas, ajudando a queimar as gordurinhas localizadas.

entrar em forma

O primeiro abdominal é feito assim: deitada no chão, com os pés apoiados no assento da cadeira, para ficarem mais altos. Realize de 3 a 4 séries do número máximo de repetições que conseguir, descansando 45 segundos entre séries.

Aproveitando a posição deitada, estique as duas pernas para cima e faça movimentos abrindo e fechando as pernas. Esse exercício trabalha a parte interna das coxas, chamado de adução. Realize de 2 a 4 séries de 20 a 30 repetições, com 30 segundos de intervalo.

Ainda deitada, com os pés no chão e joelhos flexionados, faça movimentos com o quadril para cima e para baixo, para trabalhar abdômen e glúteos. Realize de 2 a 4 séries de 25 a 30 elevações, com 30 segundos de intervalo entre as séries.

Alongamento de finalização

Ao final da sequência de exercícios, faça a mesma série de alongamentos para finalizar e evitar lesões.

Outras dicas para entrar em forma

Para complementar a série de exercícios e entrar em forma mais rápido e com saúde, é preciso cuidar da alimentação e ingerir muito líquido diariamente. Também é importante consultar um profissional, para que ele indique uma dieta equilibrada e os melhores exercícios para os seus objetivos.

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