Exercícios e Treinos

03/10/2015 07:07 - Atualizado em 04/12/2016 04:58

Queime mais de 600 calorias com o frevo

Dança típica pernambucana é uma opção que trabalha o corpo todo e tem alto gasto calórico.

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Redação

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Considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2012, o frevo é muito mais que apenas uma dança. É uma forma divertida de gastar mais de 600 calorias em uma hora de aula.

Ele é praticado principalmente durante a época do Carnaval de Pernambuco. O ritmo acelerado da música e os passos acrobáticos exigem fôlego e animação de quem dança. Para isso, são necessários alguns cuidados antes de sair por aí ‘frevando’. Confira.

sombrinhas de frevo

A dança típica do estado pernambucano surgiu no final do século 19 e ganhou o nome de frevo graças a uma alteração da palavra ‘ferver’, referente à animação dos foliões do Carnaval de rua. Além de usar o corpo, a prática utiliza as sombrinhas na performance, objeto que conduz e auxilia nas acrobacias.

Na origem, o item era conduzido pelos capoeiristas como arma para ataque e defesa, pois a capoeira era proibida, na época. Com o passar do tempo, os guarda-chuvas foram substituídos pela sombrinha colorida com aproximadamente 50 centímetros de diâmetro.

Atualmente, os dançarinos contam com uma média de 120 passos catalogados para praticar. Existem os mais complexos, que exigem habilidades acrobáticas. Esses são realizados apenas pelos passistas de blocos. Mesmo assim, a maioria dos foliões consegue se divertir e gastar calorias com movimentos mais populares e simples da dança.

5 passos tradicionais do frevo

Dobradiça

Flexione as pernas com os joelhos para a frente e coloque o apoio do corpo na ponta dos pés. Com o corpo curvado também para a frente, realize mudanças de movimentos. Apoie-se nos calcanhares, distenda as pernas, jogue o corpo para a frente e para trás e mantenha a sombrinha na mão direita.

Tesoura

Você se desloca cruzando para a direita e para a esquerda. Dê pequenos pulos com as pernas semiflexionadas, com a sombrinha na mão direita e os braços flexionados para os lados. Em seguida, cruze a perna direita por trás da esquerda em meia ponta, depois passe a perna direita à frente com ambas semiflexionadas.

Dê um pulo para desfazer o movimento e apoie a perna direita pelo calcanhar, enquanto a esquerda fica semiflexionada e apoiada em meia ponta do pé e você desloca o corpo para a esquerda. Refaça o movimento pelo lado contrário, dessa vez com a perna esquerda passando por trás da direita para desfazer o cruzamento.

[[saiba_mais]]

Locomotiva

Comece o movimento agachado com os braços para a frente e a sombrinha na mão direita. Você dá pequenos pulos para encolher e estirar uma perna por vez, alternadamente.

Ferrolho

Movimente primeiros as pernas em diagonal, seguido da flexão das duas pernas em meia ponta. O joelho direito deve estar virado para a esquerda e depois, direita. Repita os movimentos e vire o corpo sempre no sentido contrário do pé de apoio. Alterne os pés, e movimente-se para a frente e para trás, em meia ponta e calcanhar.

Parafuso

Flexione as pernas totalmente. Primeiro, o corpo deve ficar apoiado somente em um pé, enquanto você se vira, permitindo o apoio de lado.

frevo bonecos de olinda

Benefícios e cuidados com o frevo

O frevo fortalece principalmente os membros inferiores, mas também trabalha os braços e o abdômen. Para quem pretende dançar, o aconselhado é ingerir entre 800 mililitros e um litro de água antes de iniciar a atividade.

Alongue-se antes e não esqueça de sempre manter a hidratação durante a prática. Procure consumir proteínas e carboidratos moderadamente após o exercício para repor as energias.

Que tal experimentar alguns passinhos e arrasar no próximo Carnaval? Conte para nós o que você acha da ideia! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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Pernambuco

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