Exercícios e Treinos

22/01/2016 01:00 - Atualizado em 05/12/2016 12:02

#Projetoverão: Método tabata promete secar a barriga

O treino japonês ajuda a queimar a gordura com apenas quatro minutos diários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A tabata foi criada na década de 1990, quando pesquisadores japoneses se reuniram para buscar um método de queima de gorduras. Ao fim do estudo, o pesquisador chefe, Izumi Tabata, reuniu uma série de exercícios físicos que, se praticados em intensidade máxima, podem transformar o shape em apenas quatro minutos por dia.

É isso mesmo: trata-se de um treino curto, formado por exercícios que trabalham regiões específicas do corpo. Mas não pense que esses quatro minutos passam rápido. A atividade física é desgastante e muito cansativa. E os resultados são evidentes, ainda mais quando o assunto é barriga negativa.

mulher após praticar tabata

Aprenda o método tabata

Os objetivos da atividade são trabalhar o sistema cardiorrespiratório e a musculatura do corpo, garantindo alto gasto de calorias. O método tabata pode ser praticado quatro vezes por semana, intercalando-se as regiões trabalhadas.

Não se engane: o treino até pode parecer fácil, mas não é! Você deve se concentrar nos exercícios e dar o máximo de si mesmo. Confira o passo a passo.

1. Escolha a região a ser trabalhada

Você provavelmente já sabe que alguns exercícios podem ser efetivos para diversos músculos do corpo. O agachamento ajuda a definir os membros inferiores, sem contar o fortalecimento da lombar. O levantamento terra é ótimo para o trapézio, o antebraço e as costas. Já a prancha é tiro e queda para o abdômen e a flexão ajuda a desenvolver os músculos superiores. É só escolher o movimento da vez.

2. Aqueça o corpo por 10 minutos

Alongue todas as regiões que serão trabalhadas. Dedique alguns minutos especialmente para essa atividade. Você também pode correr na esteira.

3. Treine com intensidade

O exercício físico é simples. Concentre-se em 20 segundos de execução. Descanse por 10 e retorne ao movimento. Devem ser praticadas aproximadamente oito séries. É importante dar o máximo de sua capacidade física. Só assim o treino é efetivo para a queima de gordura.

4. Relaxe e aproveite a endorfina

Após o tabata, o cansaço é inevitável. Essa é a prova de que o método é ótimo para quem deseja resultados consistentes e rápidos. Relaxe o corpo, alongue os músculos novamente e curta um banho revigorante.

Saiba Mais
Treino de alta intensidade, HIIT pode dar resultados rápidos
Bootcamp: Fique em forma feito os militares
Abdominal com bola ajuda a manter a barriga sequinha

Potencialize o seu treino

Assim como qualquer outra modalidade física, o método tabata deve ser acompanhado por um profissional capacitado. Isso é importante para verificar se os exercícios estão sendo praticados de maneira correta. Além do mais, alguns treinadores também conseguem trabalhar muito bem a motivação dos seus alunos.

Para secar a gordura e conquistar massa magra, você deve praticar exercícios e aliá-los a uma boa alimentação. Um nutricionista esportivo é o profissional indicado para elaborar o seu cardápio, identificando quais são as necessidades nutricionais do seu corpo. Com esses cuidados, você sentirá diferença logo no primeiro mês.

Que tal experimentar a tabata? Conte-nos o que você achou do método! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
quatro minutos
Izumi Tabata
aeróbico
treino intenso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ