Exercícios e Treinos

31/07/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 02:44

Projeto verão: Veja como fazer pilates em casa

É hora de entrar em forma com exercícios de pilates em casa.

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Redação

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Ainda estamos no inverno, uma época do ano em que geralmente as pessoas costumam "relaxar" um pouco quando o assunto é exercício físico – o frio é um prato cheio para a preguiça. Mas para vislumbrar um verão sem medo de expor o corpo na praia, é preciso começar a se mexer agora, e o pilates em casa é uma ótima opção de atividade para os meses mais frios.

A vantagem é que são exercícios simples, que você pode realizar com todo o conforto no seu lar. Está frio demais? Não importa: pratique o pilates em casa, escolhendo um cômodo quentinho, que tenha também o espaço necessário para você colocar os movimentos em prática.

O que é o pilates

O pilates é um método de condicionamento físico e mental baseado no controle do corpo e da respiração, por meio de exercícios leves e de baixo impacto. Ele pode ser realizado com ou sem o auxílio de equipamentos.

Pilates em casa
Fazer pilates em casa pode ser uma boa opção no frio do inverno. Foto: Shutterstock

Esse tipo de exercício foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. Como ele sofria por doenças como asma, raquitismo e febre reumática, desde cedo adquiriu interesse por atividades físicas como tratamento a essas condições.

Durante a Primeira Guerra Mundial, foi exilado em um campo de detenção, onde desenvolveu suas técnicas que culminaram no método. Pilates constatou que nenhum dos internos que passaram pelo treinamento que desenvolveu engrossaram as estatísticas do surto de gripe espanhola que matou milhares de pessoas naquela época.

Benefícios do pilates em casa

Tanto faz se você resolver fazer pilates em casa ou em uma academia, os resultados vão aparecer. É sempre recomendado que a prática tenha orientação profissional, mas você pode também frequentar algumas aulas e depois reproduzir os movimentos em casa.

O pilates vai ajudar a melhorar sua flexibilidade, corrigir a postura corporal, melhorar a respiração, prevenir lesões, tonificar a musculatura, chapar a barriga, combater o estresse e sumir com diversas dores musculares e em articulações.

A sua principal característica, no entanto, é proporcionar ao praticante o controle total de seu corpo. O método pilates não isola uma área muscular específica, mas treina equilíbrio em cada movimento.

Exercícios para fazer pilates em casa

Veja três exercícios ideais para pilates em casa, que podem ser tranquilamente realizados no conforto do seu lar: 

Roll Over
Equipamento: bola pequena ou nenhum

Pilates em casa
Objetivo: fortalecer o músculo reto abdominal. Foto: Shutterstock

Como fazer: deite-se de costas e com os braços entendidos ao longo do corpo. Inicie um movimento com a pelve, elevando as pernas lentamente até que os seus pés se apoiem no chão atrás da sua cabeça, como se você estivesse tentando dar uma cambalhota ao contrário. Volte à posição inicial reencostando no chão vértebra por vértebra.

Ponte
Equipamento: bola

Pilates em casa
Objetivo: fortalecer os glúteos e posteriores da coxa. Foto: Shutterstock

Como fazer: deite-se de costas no chão, mantendo a coluna ereta. Flexione os joelhos e apoie os pés na bola. Eleve o quadril sem mexer a bola para o lado, mantendo-a parada com a pressão das suas pernas.

Inclinação lateral
Equipamento: elástico

Pilates em casa
Objetivo: trabalhar os braços, ombros e músculos oblíquos (laterais) do abdômen. Foto: Shutterstock

Como fazer: fique na posição de joelhos, mantendo uma extremidade do elástico presa abaixo deles e a outra com folga suficiente para trazê-la até o ombro. Segure essa extremidade e puxe para cima enquanto inspira, inclinando-se para o lado de dentro e esticando o braço. Retorne à posição original enquanto expira. Repita o exercício cinco vezes e depois troque de lado.

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Você já fez aulas de pilates ou conheça alguem que já tenha feito? O que que você acha desta atividade?

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